OK!
> Sem categoria > Toxoplasmose em humanos pode ajudar a empreender

Toxoplasmose em humanos pode ajudar a empreender

Por Jade Petronilho -

A toxoplasmose é uma das zoonoses mais polêmicas de todos os tempos. Atribuída ao gato, a doença é, na verdade, transmitida com mais frequência pelo consumo de alimentos crus ou também de verduras e legumes mal higienizados. Embora o gato seja seu principal reservatório, o pet só costuma ter contato com o parasita Toxoplasma gondii quando se alimenta de outros animais, algo pouco comum aos felinos domésticos que vivem confinados dentro de casa.

Mas foi um estudo publicado no jornal Proceedings of the Royal Society em 2018 que chamou a atenção de todos. De acordo com pesquisadores, humanos positivos para toxoplasma parecem ter menos medo de empreender e se arriscar de alguma forma nos negócios.

A toxoplasmose é uma das doenças mais temidas especialmente pelas grávidas, pois o parasita pode causar graves consequências para o bebê. Um humano com imunidade debilitada costuma ter sintomas como dor muscular, febre (por conta da infecção), cansaço e enxaqueca.

De acordo com Stefanie Johnson, responsável pelo estudo feito pela Lees School of Business, locais em que a toxoplasmose é mais comum contam com mais indivíduos com menos medo de errar ao abrir um negócio próprio, fazendo com que pessoas infectadas tenham quase duas vezes mais chances de empreender do que aqueles que não têm o parasita.

É sabido que ratos infectados por toxoplasma perdem completamente o medo e a noção de perigo. É comum, inclusive, que eles vejam gatos e cheguem perto deles, ao bem diferente do esperado. Pode ser que algo parecido aconteça com humanos que justifique os resultados deste experimento.

 

Por Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, três gatos e oito peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos. Hoje, é Coordenadora de Conteúdo Veterinário da Petlove&Co.

Veja todas suas publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!