> Raças > Características > Três curiosidades sobre o gato cinza tigrado

Três curiosidades sobre o gato cinza tigrado

Por Beatriz Mario -

Quem é amante de gatos sabe que esses pets possuem uma vasta possibilidade de combinação genética quando se trata de pelagem. O gato cinza tigrado, também conhecido como malhado ou “Tabby”, não é uma raça, ao contrário do que muitas pessoas pensam, mas sim um padrão de pelagem que pode se expressar em qualquer felino doméstico. Os gatos malhados são caracterizados por suas listras no corpo e por uma mancha famosa que forma a letra “M” em sua testa.

O gato tigrado tem variações de cores, podendo ser marrom, chocolate, canela, amarelo, cinza, entre várias outras combinações. Hoje iremos falar um pouco mais a respeito do Grey Tabby ou gato cinza tigrado e descobrir porque esse padrão de pelagem é tão querido ao redor do mundo.

gato cinza tigrado

Comportamento do gato cinza tigrado

Antes de mencionar as três curiosidades desse lindo gatinho, é interessante saber que esse tipo de pelagem geralmente desperta no gato um padrão de comportamento e temperamento. Uma pesquisa estatística foi publicada no Journal of Applied Animal Welfare Science investigando a relação da cor do pelo do gato com seu comportamento perante aos humanos. Para realizar esse estudo, 1.274 pais de gatos foram entrevistados por médicos veterinários falando a respeito do comportamento de seus pets e o resultado foi que os gatos cinzas tigrados são um dos mais calmos e dóceis, segundo os pesquisadores. 

Claro que mais estudos precisam ser realizados sobre o assunto para comprovar se de fato há relação. Vale lembrar que ainda tem o fator de socialização quando eles são filhotes, que pode interferir diretamente no temperamento do pet. Porém, muitos admiradores de felinos com essa pelagem confirmam que realmente esses gatos são ótimos companheiros e muito carinhosos

  1. O gato cinza tigrado tinha vantagens na natureza

Sabemos que muitos animais na natureza utilizam o artifício de camuflagem como mecanismo de sobrevivência. Um exemplo clássico é o camaleão que consegue ser um verdadeiro mutante e altera a cor de sua pele ao entrar em contato com objetos. 

Mesmo sem o poder do camaleão, na natureza o padrão de pelagem cinza listrado ajudou o ancestral dos gatos (Felis catus) a sobreviver, pois ele se camuflava muito bem entre as árvores e ainda, por ter essa característica, conseguia se mover sem que fosse notado por potenciais predadores. Hoje podemos notar que muitos felinos selvagens têm esse padrão de pelagem listrado e que os primeiros gatos domesticados também eram malhados.

Agora, é importante ressaltar que isso aconteceu há milhares de anos e os gatinhos devem ser mantidos dentro de casa que é o lugar mais seguro, assim eles podem brincar de se esconder achando que estão camuflados. 

  1. A marca de um “M” na testa dos Greys Tabbys é rodeada de lendas

Você já deve ter notado que a maioria dos gatos tigrados tem uma marca peculiar na testa que forma uma espécie de “M”. Os Greys Tabbys também possuem essa característica interessante que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Os egípcios eram amantes dos gatos e foram um dos primeiros a criar lendas sobre essa marca misteriosa. Eles acreditavam que a letra M era uma representação do nome “Mau”, que é um termo egipicio para gato. 

Outra lenda interessante, é que o criador da religião islâmica, Muhammad, era um adorador de gatos e tinha um gatinho chamado “Muezza”. Por isso, algumas pessoas creem que ele colocou a mão na testa de seu pet e o marcou com a letra “M”.

Lendas à parte, essa marca é um verdadeiro charme, não é mesmo?

gato cinza tigrado

  1. A genética dos gatos cinzas malhados

Um dos assuntos mais complexos da biologia é a genética e quando falamos dos genes por trás da pelagem dos gatos, isso tende a ser mais complicado ainda. Mas explicando de uma forma simples, o gene responsável pela pelagem cinza nos gatos tigrados, é dominante, ou seja, é muito fácil de ser transmitido pelos seus pais e tanto fêmeas quanto machos podem ser Greys Tabbys. Por ter essa característica dominante, não é raro vermos gatos com a pelagem cinza tigrada.

A cor dos olhos dos gatos cinzas malhados tem uma grande variação, podendo ser verdes, laranjas ou até mesmo azuis. Um fato interessante é que esses gatos geralmente têm as almofadinhas das patas avermelhadas ou cinzas.

Além dessas três curiosidades, há muitos fatores que fazem os gatos cinzas tigrados serem tão amados. Eles são divertidos, carinhosos e muito apegados aos seus pais humanos. Nos conte se você tem um gatinho com essa pelagem e qual o nome dele nos comentários!

Agora que você conhece o gato cinza tigrado mais afundo, visite o Blog da Petlove para mais dicas e curiosidades sobre os felinos.

Por Beatriz Mario

Estudante de Medicina Veterinária, sonho que tenho desde criança, cresci com gatos e hoje sou uma felícia assumida. Tenho dois felinos resgatados: o Frodo e o Bilbo, que são considerados meus filhos de pelo. Meu propósito de vida é ajudar o máximo de pets possíveis e fazer com que eles fiquem mais felizes e saudáveis escrevendo para o blog da Petlove.

Veja todas suas publicações

9 comentários

  1. Rosane disse:

    Meu gatinho Frederico, Fred na intimidade, destoa da descrição de dócil. O bichano acha que é um cachorro, pois adora morder. Escolheu meu filho como seu pai, mas como gosta de moder-lhe as canelas. Tirando as mordeduras ele é um fofo e muito amado por nós.

  2. Mary disse:

    Tenho um gatinho cinzento, muito carinhoso, mas muito enérgico, então a noite é demais

  3. Henrique Arruda Silveira disse:

    A minha menina é a Madame Norra, super dócil e carinhosa. ?

  4. Valderez Gazal disse:

    Temos a Mônica e a Rosinha…

  5. Anônimo disse:

    Tenho minha jade, minha pequena, ela é muito quietinha

  6. Eurides Maria disse:

    Tenho a Mya
    Muito sapekinha, e também muito curiosa, meiga e caçadora.

  7. Leandro disse:

    Eu tenho a Julieta, de 10 anos. Cinza tigrada, olhos azuis. Ela é uma verdadeira lady! Educada, elegante, meiga, carinhosa, preguiçosa, comilona e muito dócil. Ela me ama. Eu amo ela, não sabe ficar sem o papai dela. Uma verdadeira rainha da casa. Rs

  8. Adriana Costa disse:

    Eu sempre fui gateira desde os 07 anos de idade! Tive a primeira gatinha angorá e atualmente tenho dois, Nina e Tutti!! A Nina é preta e o Tutti é tigrado! Realmente ele é num grudinho! Amo meus felinos!!!

  9. Adriana Costa disse:

    Eu sempre fui gateira desde os 07 anos de idade! Tive a primeira gatinha angorá e atualmente tenho dois, Nina e Tutti!! A Nina é preta e o Tutti é tigrado! Realmente ele é num grudinho! Amo meus felinos!!! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!