Três passos para escovar os dentes do seu cachorro

Há quem pense que escovar os dentes do cachorro seja frescura. Mas essa prática é super necessária para manter a saúde do seu animalzinho. O acúmulo de tártaro nos dentes pode causar, além do mau hálito, perda da dentição e infecções até mesmo graves.

Mas se você não tinha o costume de escovar os dentes do seu cachorro, não se preocupe! Nunca é tarde para começar. Vamos dar algumas dicas para você incluir essa atividade na rotina, ok? Vamos lá:

escovar os dentes saúde

Devagar e sempre

A hora da escovação tem que ser um momento divertido para o animal, ou então será quase impossível passar por isso todos os dias! A melhor forma de introduzir a escovação na vida do seu cão é começar aos poucos.

Claro que, quando filhotes, eles se acostumam mais fácil, mas tudo bem se ele já for adulto. Você vai conseguir!

Comece passando apenas o seu dedo pela gengiva do cachorro. Assim, ele vai acostumando com esse gesto e percebendo que não é uma forma de ameaça. Pressione levemente o dedo na gengiva sempre acariciando e agradando o bichinho.

Depois, deixe que ele experimente a pasta de dente (que costumam agradar ao paladar deles).

Quando sentir que ele não fica estressado com essas atividades, pode passar para a escovação efetiva. Mas sempre com calma e sem forçar nada.

escovar os dentes inicio

Instrumentos de trabalho

Para escovar os dentes (ou dentões) dos cachorros, você pode usar uma dedeira ou uma escova de dente própria para eles. Elas possuem cerdas bem macias e anatomia que facilita alcançar todos os cantos da boca.

Geralmente, a dedeira causa menos estranheza aos bichinhos, já que a sensação fica mais parecida com a do dedo (que você fez lá no começo para acostumar, lembra?). Mas a escova de dente, se utilizada de forma correta, também pode se tornar até divertida, além de facilitar o alcance dos dentes lá do fundão.

ATENÇÃO: a pasta de dente não pode ser, em hipótese alguma, a mesma dos humanos. Existem produtos específicos para cachorros que, inclusive, possuem sabores deliciosos (pelo menos para eles) como carne e frango. Podem ser engolidas, não precisa enxaguar a boca depois de usar e ajuda a deixar a experiência mais agradável.

Você pode achar todas essas coisas aqui.

Tem que ser legal

Assim como seu cachorro espera ansiosamente pela hora do almoço, ou por aquele petisco da noite, você também pode fazer com que ele não veja a hora de escovar os dentes. A melhor forma de alcançar essa aceitação é associar essa ação a coisas agradáveis para eles. Conversar com o cachorro e enchê-lo de carinho enquanto realiza a escovação, fazê-lo em um momento calmo e em local tranquilo e recompensá-lo ao final com petisco e mais carinho vai tornar o processo muito mais fácil para vocês dois.

escovar os dentes escova

Então é isso, pessoal! O ideal mesmo é escovar os dentes do seu cachorro todos os dias, mas se ficar muito complicado, no mínimo três vezes por semana, combinado? Também é importante acompanhar a dentição com o veterinário, para ver se existe a necessidade de realizar uma limpeza de tártaro. Mas se você mantiver o costume dessa prática, ele vai estar com a saúde sempre em dia e com um hálito fresquinho para te encher de lambeijos!

Sobre o autor

Bruna Cela

Bruna Cela

Publicitária e aspirante a empresária. Mãe coruja da Sunny, daquelas que posta mil fotos no Instagram (como essa aí de cima). Ama tudo o que é relacionado a arte e a escrita é sua melhor ferramenta de expressão. Conversa com todos os pets que encontra pelo caminho e jura que, na maioria das vezes, eles respondem.

6 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.