Três sinais de que seu gato está ocioso ou doente

Gatos saudáveis são animais ativos e costumam estar em constante estado de alerta. Se você tem um gatinho em casa que não está muito animado e é a própria definição de preguiça, você provavelmente tem um gato ocioso, e isso não é legal para a saúde do seu pet. Vamos falar sobre três características que demonstram esse estado de ócio. Você também pode conferir alguns sinais de que seu gato está entediado e o que fazer para melhorar seu dia-dia.

1. Miados excessivos

Miar demais pode ser sinal de que ele está entediado e quer atenção. Além disso, miados excessivos podem ser sinal de dor, por isso esteja atento às mudanças no comportamento do seu gato. 

Os gatos precisam estar em movimento, por isso, se seu gatinho está fazendo sons exacerbados, está na hora de pensar em alternativas para animar a rotina dele. Um serviço legal para os pais que passam o dia todo fora é o de Pet Sitteronde uma pessoa vai até sua casa e passa um tempo interagindo com seu pet.

2. Auto-mutilação 

Promover um ambiente que seja inspirador para seu pet é fundamental. Quando eles não têm nenhum estímulo, podem desenvolver alguns comportamentos que lhe farão mal, como o excesso de lambidas, que pode levar a formar feridas na pele, ou arrancar os próprios pelos.

3. Comportamento destruidor

Gatos ociosos podem desenvolver ansiedade, e isso pode levar a comportamentos que são repudiados pelos pais e mães, como subir em cortinas, fazer xixi no lugar errado ou mesmo destruir objetos e móveis. 

Os gatos adoram pular, arranhar e se esconder, para isso, existem vários produtos  no mercado pet que podem ser muito legais para eles. Dê uma olhadinha em nosso pet shop online, lá você vai encontrar várias opções para manter seu filho de quatro patas ativo e feliz.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

2 Comentários

  • oi gabriela tudo bem!? gostaria de tirar uma dúvida! meus gatos fazem cocô e xixi no lugar certinho.Mas precisei de viajar e fiquei 5 dias fora.Meu marido q ficou com os 4 gatos.Na minha ausencia o gato mais novo que tem 1 ano de idade começou a fazer cocô fora da caixa, fazia sempre no chão do banheiro.Quando cheguei de viajem ele entrou no banheiro comigo,olhou pra minha cara e fez cocô! mas depois nao fez mais fora do lugar.Essa mudança de habito pode ter haver com a minha ausencia?

    • Oi Michele, tudo bem? Essa mudança de comportamento provavelmente tem haver com sua ausência sim. Eles são apegados ás pessoas e com certeza sentiu o tempo que você ficou fora. Infelizmente isso pode ocorrer, por isso devemos ter paciência para entender os motivos dos nossos bichinhos terem alguma alteração comportamental ás vezes. Um abraço

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.