Vermífugo para cães

Vermífugo para cães

Um dos principais cuidados que o proprietário tem que ter com o seu cachorro de estimação é com relação a vermifugação.

Temos dois tipos principais de vermes que podem acometer o cachorro, vermes intestinais e verme cardíaco.

Vermes intestinais:

vermes intestinais em cachorroÉ muito comum os cães nascerem (recebem da mãe via amamentação ou durante a gestação) com vermes, portanto os proprietários de filhotes devem perguntar ao seu veterinário de confiança qual o vermifugo indicado e planejar um programa de controle de verminose.

Outra forma dos cães adquirir vermes é através de passeios em gramados ou calcadas, onde o cão entra em contato com fezes de outros cães. Alguns vermes podem ser adquiridos quando o cachorro ingere algum inseto, por exemplo a pulga. Por isso que recomendamos que cada proprietário recolha as fezes do seu cachorro.

Os principais sintomas da verminose intestinal em cães são: aumento ou diminuição na ingestão de ração, vômitos  diarreia, presença de sangue nas fezes, perda de peso, pelagem com pouco brilho, descamação cutânea.

Dica importante: O seu veterinário irá lhe indicar o melhor programa de controle de vermes intestinais e a periodicidade dele que pode ser desde mensal até anual. Tudo depende do desafio parasitário que o seu cachorro está submetido, por isso é fundamental que o veterinário avalie o ambiente em que o cachorro vive e seus hábitos.

Verme do coração:

vermes do coração em cachorrosChamado de dirofilariose, é um verme redondo que é transmitido pela picada de insetos que geralmente habitam litoral ou regiões de vegetação que lembra o litoral. Após a picada do inseto o verme é transmitido pela picada e este migra do local da picada até o coração do cachorro, causando inúmeros problemas cardio circulatórios.

Essa doença pode passar sem sintomas por muitos anos, somente aparecendo os primeiros sintomas como tosse, dificuldade respiratória, diminuição da atividade fisica, aumento de volume abdominal, a doença ja pode estar em um estagio bem avançado.

Dica importante: Converse com seu veterinario um programa de prevenção a dirofilariose canina, por ser uma doença com alta mortalidade é muito mais seguro agir preventivamente.

 

 

Gostou? Curtiu? Divulgue para seus amigos.

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário