Vinagre mata pulga?

Quem nunca ouviu que borrifar vinagre nos pelos do seu cachorro ou gato vai acabar com as pulgas? Pois é, isso não passa de um mito. Não há comprovação científica de que o vinagre é eficaz e, além disso, isso pode ocasionar problemas para seu pet.

As pulgas são ectoparasitas e podem transmitir doenças para os pets e para os humanos, portanto é importante que o controle de infestação seja feito da forma correta, pois elas são muito resistentes. Embora existam muitas maneiras eficazes de combater as pulgas, usar receitas caseiras não é uma delas.

Como acabar com as pulgas 

Usar um spray antipulgas de vinagre, seja em ambientes ou em gatos e cachorros, não mata as pulgas e nem seus ovos, isso porque o ácido do vinagre não é forte o suficiente para penetrar nos parasitas. Embora as pulgas adultas possam não gostar de um pet coberto de vinagre, provavelmente não saltarão de sua fonte de alimento e também não morrerão em resposta a uma borrifada.

Produtos específicos como o Desinfetante Bactericida Herbalvet T.A podem ser usados para higienização de ambientes e caminhas dos pets para uma boa limpeza, mas os sprays como o Spray Antipulgas Ceva Mypet Aerossol Para Ambientes e Spray Aerosol Antipulgas e Carrapatos para Ambiente Mundo Animal Pulgoff são realmente eficazes na fase adulta da pulga e inibem o crescimento das formas imaturas deste parasita. Lembre-se sempre de seguir as orientações do fabricante do produto para ter um resultado satisfatório e manter o seu pet seguro.

Como prevenir infestações

Após a etapa de matar larvas e ovos presentes no ambiente, é importante cuidar de seu cão e gato. Alguns produtos como as coleiras antipulgas são muito legais e não incomodam seu pet, além de não interferir em dias de banho e possuírem um período longo de atuação. Algumas opções como as Coleira MSD Antiparasitas Scalibor e a Coleira Antipulgas e Carrapatos Bayer Seresto para Cães e Gatos são ótimas.

Também temos os medicamentos de uso oral, como o Antipulgas e Carrapatos MSD Bravecto para Cães e Antipulgas e Carrapatos NexGard, mas antes de comprá-los,  consulte um médico veterinário para saber qual o mais adequado para seu pet.

Outra opção são os antipulgas em spray. Alguns deles, como o Antipulgas e Carrapatos Frontline Spray e o Antipulgas e Carrapatos Virbac Effipro Spray para Cães e Gatos podem ser aplicados em filhotes saudáveis a partir dos dois dias de vida.

Lembre-se: vinagre não mata pulgas!

O vinagre é um ácido que pode desgastar o esmalte dos dentes e o revestimento sensível do esôfago e do estômago de um pet caso ele ingira o produto em grande quantidade, além de poder causar vômitos ou úlceras estomacais, portanto não use vinagre em seu animal.


É muito mais fácil prevenir as pulgas do que ter que eliminá-las. Mantenha o ambiente em que seus pets vivem limpo e higienizado. Você pode encontrar diversos produtos específicos para isso em nosso pet shop online.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.