Hematúria em cães e gatos: o que é? e o que fazer?

A presença de sangue na urina dos animais de companhia deixa qualquer pai preocupado.  Mas, afinal: é normal cães e gatos fazerem xixi com sangue? Por que isso acontece? O que se deve fazer?

Primeiro precisamos identificar o problema. Alguns pais podem demorar a perceber a presença do sangue na urina, pois o cachorro faz xixi nos passeios ou, no caso dos gatos, a cor da areia higiênica pode mascarar a cor do xixi, já que a presença do sangue pode ser muito sutil.

A presença de sangue na urina é chamada de hematúria e é sempre um sinal de que algo estranho está acontecendo. O mais importante é avaliar se, além da hematúria, o animal apresenta mais alguma alteração de comportamento para direcionar o diagnóstico.xixi-com-sangue-em-caes-e-gatos

Xixi com sangue em cães e gatos: possíveis causas

  • Cistite bacteriana ou inflamatória: é a inflamação ou infecção do trato urinário. Neste caso, é possível perceber uma posição diferente do animal na hora de urinar, ou até ficar na posição e não sair nenhum xixi. Além disso, o animal com cistite lambe com frequência a região por sentir desconforto.
  • Cálculo urinário (urolitíase): assim como humanos, animais também podem desenvolver cálculos em rins e bexiga. Algumas raças de cães são predispostos, como Schnauzer miniatura, Yorkshire, Lhasa Apso, Shih-tzu e Dálmata. É comum também em gatos, com maior incidência nos machos. A presença do cálculo pode machucar o trato urinário, causando ainda uma cistite inflamatória, trazendo então dois motivos para a hematúria. É importante estimular a ingestão de água para evitar o aparecimento de cálculos, principalmente em gatos, que são mais seletivos com os lugares onde tomam água.
  • Cio: durante o cio da cadela, a vulva incha e há sangramento vaginal de leve a moderado antes da fase fértil. Neste período, é comum encontrar sangue na urina, mas que não tem como origem o trato urinário. O cio das gatas não costuma apresentar sinais fisiológicos visíveis, ou seja, não há a presença de sangue. 
  • Tumor: com menor incidência em relação à cistite e urolitíase, o aparecimento de tumor leva também a cistite e seus sintomas. 
  • Envenenamento: alguns tipos de envenenamento causam grande eliminação de hemoglobina na urina, como no caso de algumas plantas tóxicas, picada de cobra e alguns tipos de medicações tóxicas para animais. Nestes casos, outros sintomas agudos acompanham a hematúria, como vômitos, tremores, apatia e respiração ofegante. É necessário identificar se há alguma causa de envenenamento por perto e levar com urgência ao atendimento veterinário.

Ao identificar a hematúria, ou seja, xixi com sangue, deve-se sempre levar o pet ao veterinário para que a causa da hematúria seja diagnosticada através do histórico e exames complementares – exames de imagem, exame de urina e de sangue. A cistite além de ser muito comum, ainda acompanha outras causas, como vimos acima, causando um grande desconforto. Por isso, tratar a causa e os sintomas são essenciais para uma boa qualidade de vida!

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

41 Comentários

  • Boa tarde! Meu shitzu começou a urinar sangue. Ele tenta urinar mas não sai nada e quando sai percebo que saem apenas algumas gotas acompanhada de sangue. Algumas vezes ele levanta a pata e outras se agacha para fazer xixi. Seria uma cistite? qual medicamento seria indicado, um anti-inflamatório talvez?

    • Olá, André! Pelo que está dizendo, seu pet precisa passar por uma consulta com um médico veterinário. Casos de cistite/ infecção urinária requerem um tratamento rígido com antibióticos adequados para cada caso, não sendo indicado auto-medicar o cão por não sabermos o tipo de problema que ele está enfrentando. Lembro que doenças do trato urinário podem ser bastante perigosas e precisam de tratamento rápido. Um abraço!

  • oi. o meu gato esta urinando muito pouco e com sangue. Ele faz a toda hora e tem caso que é 5 em 5 minutos. Não o vejo lambendo o orgão e ele não é castrado. Penso que seja por falta de água pois gatos são exigentes onde bebem e a qualidade da água. E para piorar o calor está fora do normal. Dou água filtrada e fresca e a vasilha dele eu lavava uma vez por dia agora estou a lavar 2 vezes

    • Olá, Ana! Procure urgentemente um médico veterinário. Após avaliação, ele poderá lhe dizer como proceder de acordo com o quadro apresentado. Gatos machos têm muita propensão ao que chamamos de obstrução urinária, que pode ser um problema grave. Um abraço!

  • oi. o meu gato esta urinando muito pouco e com sangue. Ele faz a toda hora e tem caso que é 5 em 5 minutos. Não o vejo lambendo o orgão e ele não é castrado. Penso que seja por falta de água pois gatos são exigentes onde bebem e a qualidade da água. E para piorar o calor está fora do normal. Dou água filtrada e fresca e a vasilha dele eu lavava uma vez por dia agora estou a lavar 2 vezes

  • Conheço uma pessoa que cria uma gatinha siamês, ela deve ter uns 8 anos e já é castrada desde nova, mas agora recentemente está urinando sangue apenas, talvez sinta dor no estômago, porém, as pessoas que “cuidam” não tem muito cuidados com a gata, deixa água acumulada por vários dias, que até já cheguei a ver larva do mosquito da dengue por diversas vezes ou ração que caiu na água diluiu e mágica por alguns dias, a areia da gata passa a ficar na vasilha mais de 3 meses, tem dias que fica as fezes um a dois dias pra tirarem, a ração, por questão de economia fica na vasilha até dois dias, só colocam quando ela come toda. Minha pergunta é, se ela apresenta esse problema no qual ainda não se sabe e pelo visto nem se interessam em levar a um veterinário pode ser ocasionado pela falta de higienização e cuidados com o bicho.

    • Oi, Carlos! Em casos de maus tratos, os animais realmente ficam mais vulneráveis a problemas de saúde. Urina com sangue é algo grave que requer consulta urgente com um médico veterinário, pois pode colocar a vida do pet em risco. Esperamos que consigam resolver logo a situação, pois a gatinha não merece ser tratada desta forma… Um abraço!

    • Olá, Délcia! Tudo bem? Não, não é normal urinar com sangue após a castração. Procure orientação com o médico veterinário que realizou a cirurgia. Um abraço!

  • Meu gato ja teve 11 dias internado por cistiti e depois de um mes começou a urinar sangue novamente, uso a racao que o veterinario passou que é a golden urinary. O que eu faço

  • O meu gato está a um mês com cristais de estruvite e sangue na urina tem 9 anos, e castrado é não sai de casa, já tomou antibiótico e inflamatório e mudou a alimentação não tem nada nos rins mas a urina algumas vezes ainda tem cor rosa claro, é normal demorar tanto a curar? Estou muito preocupada pois adoro o é possível dar me um opinião, por favor?

  • Oi. Minha gatinha de 4 mes. Começou a fazer xixi com sangue … Mas ela esta bem. Bebe bastante agua . come bem. Então eu não sei o que ela tem ?

  • Ola tudo bem ? Minha gata ta urinando sangue e ela tem uns 3 meses mais ou menos queria ver o que posso fazer por ela mas no resto ela ta bem sera que é por causa da troca de raçao talvez? Ela nai se queixa de dor nem esta inquieta e a alimemtaçao tbm ta normal so de vez enquando ela come a da cachorrinha tbm e nao tenho condiçoes de leva-la ao veterinario o que eu posso fazer por ela por favor???

    • boa noite. tenho tambem uma shitzu com 5 meses, ela está fazendo chichi de dois em
      dois minutos, muita das vezes só pinga. bem amarelado parece sangue. estou preocupado. como devo proceder em relação a remédio.

  • Meu gato está fazendo xixi com sangue está alimentando normal sem vômito,está emagrecendo estou preucupada o dono dele é especial tô preucupada o que faço

    • Oi meu gato tnbm começou a urinar com sangue dei remedio para infecçao mas nada adiantava… Foi ai que troquei a raçao dele para gatos castrado(ele é castrado) e parou pareceu ate magica… Entao se ele for castrado a raçao nao pode ser normal afeta muito. Alem de colocar muita agua pela casa,quanto mas agua tomar menos problema vai ter

  • Meu gato lambeu uma parada chamada colosso e agr Tá urinando um pouquinho de sangue…..
    N tenho dinheiro p levá-lo no veterinário e acho q ele vai morrer
    Pq esse site n me ajudou mt quem puder ajudar no q eu posso fazer em casa com ele.
    Ele tem 5 meses

  • Minha Pincher tem 5 aninhos, hoje quando fui na cada da minha mãe, ela urinou no tapete higiênico, quase morri. Saiu um sangue bem vermelho, urina com sangue, e alias só vi sangue, e ficou caindo gotinhas conforme andava. Fez umas 5 vezes, quase seguidas, com sangue. Depois fez uma ultima vez e já saiu um xixi com sangue mais amarronsado. Não sei o que fazer. Ela esta parecendo estar bem. Só mais irritada do que de costume. Amanha queria levar ela ao seu veterinário. Mas estou sem condições. Apavorada é minha filhinha. O que posso estar fazendo. Dei buscopan. Ela é castrada.

  • Dra. O meu gatinho está com sangue na urina. Fiz um US (não deu nada) mas no exame de urina deu o sangue. Ele está com todos os sintomas de cistite (vontade de urinar, mas não sai quase nada e, qdo sai, vem com um pouco de sangue). Estou
    Medicando com PredSim …. o que mais devo dar???
    Estou bem preocupada.
    Grata,
    Marcia

    • O meu gato esta urinado sangue e esta muito forte que medicamento é bom porque eu não tenho condições de levar ao veterinário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.