Xixi com sangue em cães e gatos: o que fazer?

A presença de sangue na urina dos animais de companhia deixa qualquer dono preocupado.  Mas, afinal: é normal cães e gatos fazerem xixi com sangue? Por que isso acontece? O que se deve fazer?

Xixi com sangue em cães e gatos: o que fazer?

Primeiro precisamos identificar o problema. Alguns donos podem demorar a perceber a presença do sangue na urina, pois o cachorro faz xixi nos passeios ou, no caso dos gatos, a cor da areia higiênica pode mascarar a cor do xixi, já que a presença do sangue pode ser muito sutil.

A presença de sangue na urina é chamada de hematúria e é sempre um sinal de que algo está acontecendo. O mais importante é avaliar se, além da hematúria, o animal apresenta mais alguma alteração de comportamento para direcionar o diagnóstico.

xixi-com-sangue-em-caes-e-gatos

Xixi com sangue em cães e gatos: possíveis causas

Cistite bacteriana ou inflamatória: é a inflamação ou infecção do trato urinário. Neste caso, é possível perceber uma posição diferente do animal na hora de urinar, ou até ficar na posição e não sair nenhum xixi. Além disso, o animal com cistite lambe com frequência a região por sentir desconforto.

Cálculo urinário (urolitíase): assim como humanos, animais também podem desenvolver cálculos em rins e bexiga. Algumas raças de cães são predispostos, como Schnauzer miniatura, Yorkshire, Lhasa Apso, Shih-tzu e Dálmata. É comum também em gatos, com maior incidência nos machos. A presença do cálculo pode machucar o trato urinário, causando ainda uma cistite inflamatória, trazendo então dois motivos para a hematúria. É importante estimular a ingestão de água para evitar o aparecimento de cálculos, principalmente em gatos, que são mais seletivos com os lugares onde tomam água.

Cio: durante o cio da cadela, a vulva incha e há sangramento vaginal de leve a moderado antes da fase fértil. Neste período, é comum encontrar sangue na urina, mas que não tem como origem o trato urinário.

Tumor: com menor incidência em relação à cistite e urolitíase, o aparecimento de tumor leva também a cistite e seus sintomas.

Envenenamento: alguns tipos de envenenamento causam grande eliminação de hemoglobina na urina, como no caso de algumas plantas tóxicas, picada de cobra e alguns tipos de medicações tóxicas para animais (como diclofenaco potássico). Nestes casos, outros sintomas agudos acompanham a hematúria, como vômitos, tremores, apatia e respiração ofegante. É necessário identificar se há alguma causa de envenenamento por perto e levar com urgência ao atendimento veterinário.

Ao identificar a hematúria, ou seja, xixi com sangue, deve-se sempre levar o pet ao veterinário para que a causa da hematúria seja diagnosticada através do histórico e exames complementares – exames de imagem, exame de urina e de sangue. A cistite além de ser muito comum, ainda acompanha outras causas, como vimos acima, causando um grande desconforto. Por isso, tratar a causa e os sintomas são essenciais para uma boa qualidade de vida!

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

3 Comentários

Deixe um comentário