11 sinais de que seu hamster pode estar doente

Quando não estamos bem geralmente demonstramos isso por sinais, alguns muito sutis, mas que podem ser percebidos por pessoas atentas. Essas alterações também podem ser notadas nos Hamsters e indicar uma possível doença. Vamos listar algumas mudanças no comportamento dos peludos para os pais de pets ficarem de olho.

 

1. Alterações na alimentação (perda ou ganho de peso)

Hamsters se alimentam o dia todo, por isso, uma alteração no hábito alimentar pode indicar que algo não está bem. Confira algumas rações ótimas para seu pequeno em nosso pet shop online.

2. Diminuição no tempo de exercício

Eles são pets muito ativos, portanto caso seu hamster esteja quieto demais, fique atento.

3. Pelos sem brilho e sujos

São peludos e fofinhos, alterações em seus pelos sedosos são fáceis de notar.

4. Espirros, chiados ou respiração difícil

Esses sinais podem indicar uma doença respiratória. Caso seu hamster apresente algum deles, procure um médico veterinário.

5. Coceira

Uma coceira excessiva pode ser sintoma de alguma alergia e pode ter várias causas, desde o substrato da gaiola até uma alergia alimentar

6. Tremores

Tremer com frequência não é um bom sinal. Consulte um profissional.

7. Caroços na pele

Caso note caroços ou protuberâncias na pele, procure um especialista.

8. Dentes incisivos longos

Hamster são roedores e precisam “gastar” seus dentinhos. O fato de estarem muito longos pode levar a doenças do trato bucal e/ ou fazer com que ele pare de se alimentar. Normalmente, com uma dieta adequada, isso não tende a acontecer.

9. Perda de pelo

Queda de pelos não é algo normal em hamsters saudáveis e isso pode ser consequência de uma infecção, por exemplo.

10. Diarréia

A diarreia pode ser consequência de uma alteração na alimentação do seu pequeno. Caso isso tenha ocorrido, volte à alimentação normal e veja se ela cessa. Se não houver mudança no quadro, procure um médico veterinário.

11. Cauda sempre molhada

Um sintoma muito comum de infecção bacteriana, mais habitual em hamsters de pelos longos. Essa infecção causa uma diarreia aquosa, gerando o efeito molhado na cauda.

Caso você note alterações no comportamento do seu hamster, esses ou outros sinais, procure um médico veterinário para uma melhor avaliação. Quanto antes ele for tratado, maiores as chances de se recuperar.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.