Tudo sobre o hamster chinês

Os roedores, em especial o hamster chinês, vêm ganhando cada vez mais espaço no coração daqueles que procuram um amiguinho para completar a família, mas não têm muito tempo ou área livre para animais como cães e gatos.

Bastante curiosos e muito simpáticos, esses bichinhos têm muitos talentos, como inflar suas bochechas para esconder comida, um truque encantador.

Está pensando em adotar esse animalzinho e precisa de mais informações? Esse texto é para você. Listamos aqui tudo o que você precisa saber antes de levar um hamster para casa.

Como escolher a raça de hamster para você

Assim como todos os animais, existem diversas raças de hamster, cada uma com suas características e qualidades diferentes. Antes de escolher qual bichinho levar é importante conhecer as diferenças entre elas.

O hamster anão russo é bem pequeno (mede entre sete e onze centímetros), tem cauda curta e corpo roliço e pode ser encontrado nas cores café, cinza e branco. A barriga quase sempre é branca.

O hamster chinês tem corpo comprido e fino e uma pequena cauda. É bem parecido com os ratos comuns. Seus olhos escuros, as orelhas abertas e o olhar doce fazem dessa raça de hamster uma das mais amadas.

O hamster roborovski é um dos menores animais (mede apenas cinco centímetros), tem o dorso marrom e a barriga branca e se move rapidamente, escapando em segundos das mãos de seus humanos.

Já o hamster sírio é o maior de todas essas raças, medindo 17 centímetros. Em geral, tem pelo dourado, mas alguns animais podem ter pelos pretos, avermelhados, brancos, cinzentos e também marrom chocolate.

Como as raças são bastante territorialistas, o ideal é deixar na mesma gaiola apenas aqueles animais que já tenham convivido juntos desde filhotes, para evitar brigas com novos inquilinos.

Cuidados com seu hamster

Higiene

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, os hamster são animais muito limpos (quando acordados, passam 80% de seu tempo se limpando). Então, a única coisa que seus humanos podem fazer é garantir que sua gaiola esteja sempre limpa.

Para isso, é importante higienizar o lugar a cada duas semanas. Todos os acessórios devem ser lavados. A água do bichinho precisa se trocada diariamente.

Alimentação

Os hamster comem basicamente grãos, frutas, raízes, queijos e, quando estão em seu habitat natural, larvas e pequenos insetos.

Se você escolheu um entre as muitas raças de hamster e decidiu levar o amiguinho para casa, no mercado existem boas opções de rações equilibradas para eles. Esses alimentos fornecem os nutrientes necessários para que seu bichinho se alimente bem.

Quem deseja ampliar o cardápio do hamster pode oferecer também pequenas quantidades de frutas ou vegetais, como maçã, pêra, banana, uvas, cenoura, amendoins, passas, nozes (miolo), queijo ou ovo cozido.

Para evitar que o animal tenha problemas de saúde, não convém lhe dar alface, tomate, pêssego, ramas de verdura, alimentos congelados ou em conserva.

Como seus dentes estão em constante crescimento, os pais devem dar a eles também alimentos duros, como biscoitos ou blocos de minerais, para que aconteça esse desgaste natural.

Exercícios

Os hamster são animais muito ativos, por isso, eles precisam fazer algum tipo de atividade, mesmo estando em suas gaiolas.

Para distraí-los, o ideal é adquirir gaiolas com rodinhas, para que possam gastar parte dessa energia acumulada. Se quiser incrementar o divertimento, pode incluir também algumas escadas ou tubos.

Clima

Como são bastante sensíveis a altas temperaturas, os hamsters devem ficar sempre em locais da casa onde a temperatura gire entre 20 e 24 graus. Evite também áreas onde há exposição solar direta ou correntes de ar.

Como deve ser a gaiola de um hamster

Como são roedores, na hora de escolher a gaiola para seu hamster, o ideal é optar por uma feita com materiais resistentes e que não sejam tóxicos.

Caso selecione uma com dois andares, tome cuidado para que os objetos colocados ali não tenham altura superior a 24 centímetros, pois os animais podem cair e se machucar.

Escolha uma gaiola ampla, que permita ao animal delimitar espaços como um local para se limpar, abrigo para dormir, comedouro e local para beber água e o lugar onde estão instalados seus equipamentos para exercícios.

Ficou encantado por tudo o que descrevemos aqui? Que tal olhar algumas fotos de hamster? Se preferir, pode conferir também nossa galeria com fotos de hamster filhote.

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

2 Comentários

  • Eu amei as dicas, queria urgentemente uma ajuda, pois meu nenê machucou a patinha, não sei onde pq ele só tem a casinha que é de plástico e não tem aqueles brinquedos perigosos, eu queria saber oq eu posso fazer para ajudá-lo, não gosto de vê-lo sofrendo, ele só anda mancando, não usa a patinha para andar, mas ela ainda mexe quando ele vai se limpar e pegar comida, não apresenta nenhum ferimento, nas ele não baixa ela pra nada, fica quietinho toda hora eu estou tão mal e preocupada, qm puder me ajudar e da retorno na msg agradeço desde ja! E-mail para contato se alguém puder me ajudar tirando minhas dúvidas [email protected]

  • Acabamos de comprar uma pequenina e esperta hamster chinesa. Tem apenas 2 meses. Estamos bem felizes com ela. Meu filhi ja a batizou com o nome de bolota. Kkkkk. Gostei da dicas e vou usar.obrigado.

Deixe um comentário