A importância dos arranhadores para gatos

Todo animal doméstico precisa se manter ativo ao longo da vida. Com os gatos, isso não é diferente. Principalmente quando filhotes, os gatos estão sempre procurando elementos para poder brincar e desenvolver seus instintos, especialmente o de afiar as unhas.

As unhas dos felinos nunca param de crescer, por isso, periodicamente, precisam desgastá-las, retirando as camadas superficiais para renovação de suas superfícies. Caso contrário, os gatos se sentem incomodados com as unhas grandes. Na natureza, os felinos arranham pedras e troncos de árvores como forma de demarcar território, pois possuem glândulas odoríferas nas patas, e quando arranham alguma coisa deixam seu cheiro na superfície. Além disso, o ato de arranhar é um relaxante alongamento para os músculos e tendões dos felinos. Por essas razões, arranhar é um dos principais hábitos instintivos dos gatos.

Outro motivo que faz os gatos afiarem as unhas, é a necessidade de chamar a atenção do dono, e, frequentemente, animais que ficam muito tempo solitários passam a ter essa necessidade. O resultado são móveis arranhados, sofás rasgados e um prejuízo considerável para os donos.

A importância dos arranhadores para gatos

A importância dos arranhadores para gatos

Os arranhadores para gatos são uma excelente opção para resolver esse problema e sanar essa necessidade dos gatos, de forma que possam se exercitar enquanto brincam, sem causar danos aos móveis e objetos domésticos.

Jamais devemos impedir que um animal expresse seus instintos naturais, pois isso pode resultar em animais desequilibrados, reprimidos e agressivos, além de prejudicar seriamente a saúde e bem estar do animal. Por isso, é imprescindível que o gato tenha a liberdade de praticar seu instinto no ambiente em que vive e em local apropriado. É importante que o gato goste do arranhador e se sinta atraído por ele. Por isso, existem várias opções no mercado, com vários tamanhos, cores e materiais diferentes. Para fazer uma boa escolha, deve-se procurar observar o comportamento do gato, pois cada animal possui suas particularidades: alguns gatos preferem arranhar na horizontal, outros na vertical, alguns preferem materiais mais rústicos, como madeira, ou mais macios, como tecidos e almofadas. Baseando-se nisso, deve-s decidir entre um arranhador confeccionado em tecido ou madeira, que seja resistente e de boa qualidade. Alguns modelos possuem outros brinquedos como penduricalhos e túneis, que atraem e divertem os gatos por longos períodos. Para incentivá-lo a usar o objeto, é importante posicioná-lo próximo aos locais em que o gato costuma arranhar. Incentivos, elogios e recompensas, como petiscos e afagos, são bons para que o felino perceba que está em contato com um objeto que é dele, e o procurará toda vez que sentir necessidade.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário