Amassar pão ou afofar: por que os gatos fazem isso?

amogatinhos.wordpress.com

amogatinhos.wordpress.com

Os gatos têm certos comportamentos únicos da espécie, que geralmente são sutis. Portanto, para identificar sinais de carinho que seu gato te dá, é necessário prestar atenção em todas as suas manias – diferente do cão, que se expressa de forma mais explícita.

Quem é pai ou mãe de gato sabe o que é estar deitado na cama e, de repente, seu pet subir em cima de você afofando o cobertor e ronronando. Mas por que eles fazem isso?

Amassar pão ou afofar: por que os gatos fazem isso?

Os gatos podem afofar ou amassar pão por algumas razões. Confira:

  • Lembranças de filhotes: o movimento é o mesmo que fazem os filhotes enquanto mamam. Alguns gatos ainda chegam a “mamar” a coberta quando amassam pãozinho. O fato de, quando novinhos, receberem leite enquanto amassam pão traz a sensação de conforto, que é a lembrança que levam para a fase adulta. Ou seja, eles só afofam em momentos de tranquilidade e segurança, como quando filhotes.

 

  • Ativação de glândulas na região: há também a teoria de que, no momento de “tocar pianinho”, algumas glândulas são ativadas para secretar odor na região afofada e assim demarcar o local. Algo como “esse colo aqui é meu!”.

 

  • Cama fofinha: outra teoria é a de que esse comportamento (assim como a maioria deles) deriva do instinto selvagem de afofar o local onde vão dormir antes de deitar, o que, na vida selvagem, seria uma pilha com elementos naturais, como folhas. Se deparar com um colo ou uma coberta fofinha é um prato cheio para arrumar do jeitinho que eles querem!

 

De qualquer forma, nas três situações citadas, o gato está em plena calma e confiança e geralmente até ronronam. É uma troca de carinho, já que adoramos quando nosso gatinho nos demonstra amor!

Agora, caso as garras do gato cheguem a machucar quando ele amassa pãozinho no seu colo, lembre-se de mantê-las sempre cortadas, para evitar que haja conflito na cabeça do gatinho neste momento de harmonia e ninguém brigue com ele porque doeu!

 

Gatos são animais apaixonantes e sempre que descobrimos o motivo de cada comportamento exclusivo deles, se tornam mais especiais ainda! Eles possuem formas sutis de demonstrar carinho pelos seus humanos e mostrar que se sentem seguros com você. Portanto, na hora de amassar pãozinho, não o interrompa e fique feliz pela forma dele de mostrar que adora a vida que ele tem ao seu lado!

 

Posts relacionados:

10 provas de que os gatos NÃO são traiçoeiros

Vídeo: Gato brincando com golfinho

Por que a língua do gato é áspera?

Como escolher a melhor areia sanitária para gatos?

Leucemia Felina (FeLV)

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

23 Comentários

  • Ah quem dera se o meu fizesse isso de carinho. Kkkk ele pega a manta dele, amassa o pãozinho com o piupiu de fora. ??? não gosto que ele faça isso e tiro a manta.

    • Oiiii eu tenho 2 gatinhas 1 é bebê 4 meses a outra tm 3 aninhos e resumindo amooo minhas bichana foi a melhor coisa k fiz telas…elas me dao muito amor.e eu cada dia mais apaixonada por elas ….interessante minha Filha tem uma gatiha do mato assim des eles.e a gatinha fico prenha eu peguei ela no colo e disse vc me da uma folhinha branquinha….achando k ela nao iria entender.pois é nasceran 4 filhotes e veio a minha branquinha…e 3 pretinhos…essa é minha estória de gatinhos ….amem seus gatinhos eles ama a nós…bjs

  • o meu gato eu não posso aparar as unhas dele, pois ficará indefeso, visto que costuma brigar com outros gatos da vizinhança!

  • Minha gatinha se chama Flor, ela é muito carinhosa, adora dormir do meu lado e quando chego do serviço ela está me esperando na escada…

  • Amei o post! É muito gostoso ter um gatinho amassando pãozinho e ronronando ao lado da gente!!! A minha gata, como passou por uma situação de abandono, stress e ferimentos, logo que a adotamos ela não ronronava e nem amassava pãozinho… demorou cerca de um ano para ela confiar na gente e demonstrar o seu amor, mas valeu a pena esperar! Hj ela é uma gata que demonstra todos os seus sentimentos e adora nos convidar para brincar, além de se encostar na gente, empurrando a cabecinha com força, isso é muito fofo também!

  • Meu Pepeto me acorda todos os dias mamando minha orelha esquerda onde fica o brinco, enquanto isso, amassa paozinho no minha cabeça e pescoço.
    É lindo o gesto de carinho dele por mim

  • A minha gatinha fica amassando o pão sempre no mesmos cobertor de preferência ela gosta de ficar sempre perto de mim onde eu vou nos espaço da casa ela pode estar dormindo logo se levanta para ir a onde eu estou amo de paixão minha gatinha Rebeca cuido com muito amor e carinho.

  • Mas o meu gato quer fazer sempre que eu sento, mas a questão é que quando ele fica amassando na coberta ou no braço da blusa ele fica com o piu piu saindo para fora……
    O que isso quer dizer então????

    • Oi Luciana, na verdade eu tive que um gato que era assim… no começo fiquei assustada, até que um veterinário me explicou que certos gatos fazem como aqueles cachorros que ficam fazendo aquelas coisas nas pernas das pessoas, sabe? É como se fosse uma brincadeira, meio sexual mesmo… apesar de meu gato ser castrado, imagine! o pior q meu gato amassava pãozinho e tentava subir no meu braço para fazer isso, mto constrangimento qdo tinha visitas em casa!!! mas, ele tinha momentos q eram apenas de fofura, sem essa conotação sexual, daí eu achava fofinho e fazia carinho nele. Essa situação me fez aceitar o fato de que meu gato tinha comportamento ‘adulto’ de vez em quando.

  • RESGATEI UM GATO DE 2 ANOS QUE ESTAVA ABANDONADO NA RUA.
    MAS NÃO ESTOU ENTENDENDO O SEU COMPORTAMENTO, ELE AMASSA PÃOZINHO E DO NADA COMEÇA A MORDER MINHA MÃO E ME ARRANHAR.
    GOSTARIA DE SABER QUAL MOTIVO.

  • RESSGATEI UM GATO E 2 ANOS QUE ESTAVA ABANDONADO NA RUA.
    MAS NÃO ESTOU ENTENDENDO O SEU COMPORTAMENTO, ELE AMASSA PÃOZINHO E DO NADA COMEÇA A MORDER MINHA MÃO E ME ARRANHAR.
    GOSTARIA DE SABER QUAL MOTIVO.

    • Ele está brincando com voce, e provavelmente so te arranha porque nao está com as unhas aparadas… Nao é culpa dele, dificilmente ele arranha de proposito. Mas nao tente aparar as unhas voce mesma se voce nao sabe fazer, porque pode machucar o gato e ate faze-lo sangrar, primeiro aprenda com quem sabe aparar as garras.

  • Tenho um casal de gatos. Amo qdo eles amassam paozinho…um amassa no meu ombro com o rostinho colado no meu rsrsr e o outro no travesseiro cheirando meu cabelo rsrsr.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.