Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Amassar pão ou afofar: por que os gatos fazem isso?

Os gatos têm certos comportamentos instintivos que geralmente são sutis. Um dos mais corriqueiros é o movimento com as patinhas como se estivessem “amassando pão”. Você sabe por que os gatos afofam o nosso colo ou a cama onde dormem?

Gato de olhos fechados e garras à mostra

amogatinhos.wordpress.com

Por que os gatos afofam?

Os gatos agem assim por algumas razões. Confira:

  • Lembranças de filhotes: o movimento é o mesmo que fazem os filhotes enquanto mamam. Alguns gatos ainda chegam a “mamar” a coberta quando amassam pãozinho. O fato de, quando novinhos, receberem leite enquanto amassam pão traz a sensação de conforto, que é a lembrança que levam para a fase adulta. Ou seja, eles só afofam em momentos de tranquilidade e segurança, como quando filhotes.
  • Ativação de glândulas na região: há também a teoria de que, no momento de “tocar pianinho”, algumas glândulas são ativadas para secretar odor na região afofada e assim demarcar o local. Algo como “esse colo aqui é meu!”.
  • Cama fofinha: outra teoria é a de que esse comportamento (assim como a maioria deles) deriva do instinto selvagem de afofar o local onde vão dormir antes de deitar, o que, na vida selvagem, seria uma pilha com elementos naturais, como folhas. Se deparar com um colo ou uma coberta fofinha é um prato cheio para arrumar do jeitinho que eles querem!

De qualquer forma, nas três situações citadas, o gato está em plena calma e confiança e geralmente até ronronam. É uma troca de carinho, já que adoramos quando nosso gatinho nos demonstra amor!

Agora, caso as garras do gato cheguem a machucar quando ele amassa pãozinho no seu colo, lembre-se de mantê-las sempre cortadas, para evitar que haja conflito na cabeça do gatinho neste momento de harmonia e ninguém brigue com ele porque doeu!

Gatos são animais apaixonantes e sempre que descobrimos o motivo de cada comportamento exclusivo deles, se tornam mais especiais ainda! Eles possuem formas sutis de demonstrar carinho pelos seus humanos e mostrar que se sentem seguros com você. Portanto, na hora de amassar pãozinho, não o interrompa e fique feliz pela forma dele de mostrar que adora a vida que ele tem ao seu lado!

Posts relacionados:

10 provas de que os gatos NÃO são traiçoeiros

Vídeo: Gato brincando com golfinho

Por que a língua do gato é áspera?

Como escolher a melhor areia sanitária para gatos?

Leucemia Felina (FeLV)

banner Dog Hero e Petlove

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

23 Comentários

  • Ah quem dera se o meu fizesse isso de carinho. Kkkk ele pega a manta dele, amassa o pãozinho com o piupiu de fora. ??? não gosto que ele faça isso e tiro a manta.

    • Oiiii eu tenho 2 gatinhas 1 é bebê 4 meses a outra tm 3 aninhos e resumindo amooo minhas bichana foi a melhor coisa k fiz telas…elas me dao muito amor.e eu cada dia mais apaixonada por elas ….interessante minha Filha tem uma gatiha do mato assim des eles.e a gatinha fico prenha eu peguei ela no colo e disse vc me da uma folhinha branquinha….achando k ela nao iria entender.pois é nasceran 4 filhotes e veio a minha branquinha…e 3 pretinhos…essa é minha estória de gatinhos ….amem seus gatinhos eles ama a nós…bjs

  • o meu gato eu não posso aparar as unhas dele, pois ficará indefeso, visto que costuma brigar com outros gatos da vizinhança!

  • Minha gatinha se chama Flor, ela é muito carinhosa, adora dormir do meu lado e quando chego do serviço ela está me esperando na escada…

  • Amei o post! É muito gostoso ter um gatinho amassando pãozinho e ronronando ao lado da gente!!! A minha gata, como passou por uma situação de abandono, stress e ferimentos, logo que a adotamos ela não ronronava e nem amassava pãozinho… demorou cerca de um ano para ela confiar na gente e demonstrar o seu amor, mas valeu a pena esperar! Hj ela é uma gata que demonstra todos os seus sentimentos e adora nos convidar para brincar, além de se encostar na gente, empurrando a cabecinha com força, isso é muito fofo também!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.