Bandejas para gatos: as melhores práticas para deixar seu pet feliz

Muitos pais de gatos ainda têm dúvidas sobre a caixa de areia de seus pets. Considerada o acessório mais importante para os nossos felinos domésticos, a bandeja é fundamental para o bem-estar desses animais que costumam se destacar pela higiene impecável e várias manias.

Que os gatos amam limpeza não é novidade para ninguém. Não por acaso, eles passam muitas horas por dia lambendo seus pelos e os deixando impecáveis. Quando falamos de odores, resíduos e até mesmo de fezes e urina, repare que alguns têm uma resistência a se aproximar ou, quando chegam perto, fazem um movimento de cavar, como se estivessem “escondendo aquela sujeira”.

A bandeja ideal para gatos

Atualmente, existem diferentes tipos de bandejas para areia de gato, mas mais importante do que isso, é o substrato escolhido. Alguns gatos preferem grãos finos, enquanto outros gostam mais dos granulados mais grossos e “pesados”. É importante fazer alguns testes até definir qual será utilizado definitivamente na sua casa.

Se seu pet é idoso (tem mais de sete anos), atente-se se ele não possui dores articulares – algo bem comum com a chegada da idade. O movimento de entrar na caixa pode passar a ser incômodo e, dependendo do grau da dor, pode fazer com que ele pare de usar a caixinha!

Quantas bandejas eu devo ter?

Apesar de encontrarmos essa informação em diversos lugares, ainda assim é bem comum os pais de gatos não seguirem a recomendação dada pela maioria dos especialistas… O ideal é sempre ter uma caixa além do número de gatos, ou seja, se você tem dois gatos, tenha duas bandejas.

Fatores que têm bastante importância

Essas bandejas preferencialmente devem ficar em locais distintos e não lado a lado (como também é bem habitual). Os gatos não costumam gostar de dividir o banheiro, por isso, é natural que eles busquem um pouco de privacidade e individualidade nesse momento.

Colocar a liteira perto da máquina de lavar ou em locais abertos pode ser uma péssima ideia. Pense que é a hora de relaxar e se sentir estressado, com medo de algo ou exposto nesse momento pode atrapalhar.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.