Basset Hound

O Basset Hound é conhecido pelo seu faro aguçado, suas orelhas caídas, pela sua força e por ser baixinho devido suas patas curtas. Companheiro, amigo e sociável, é uma raça sensacional. Foi utilizado por muitos anos como cão de caça de pequenos animais – como coelhos, lebres e pássaros.

Basset Hound

Características do Basset Hound

Variações

Não existem variações da raça, nem de tamanhos reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Tamanho do Basset Hound

O tamanho médio do Basset Hound é de 30 a 38 centímetros de altura e pode pesar de 25 a 30 kg.

Pelagem do Basset Hound

São permitidas quase todas as cores, sendo as mais comuns a tricolor e a bicolor. A tricolor é formada pela cor preta, branca e ruiva ou fogo. A bicolor é formada pela branca e limão. O pelo é curto e liso, com densidade média.

Padrão da raça CBKC

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do Basset Hound

Amável, companheiro e brincalhão são algumas das características do Basset Hound. Essa raça gosta de companhia, seja dos proprietários como de outro cachorro de estimação, pois tem um pouco de dificuldade de ficar sozinho por muito tempo.

Nível de atividade

O Basset Hound é uma das raças que tem tendência à obesidade e, por isso, precisa se exercitar regularmente. Como era uma raça utilizada para caça, gosta de atividades lúdicas que exigem farejamento e o descobrimento.

Atividade de guarda

O Basset Hound não tem um instinto de cão de guarda, porém pode latir quando perceber algum tipo de perigo ou escutar um barulho estranho.

Inteligência e obediência do Basset Hound

A raça foi classificada na colocação 71a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações de 70 a 80 são listadas as raças julgadas como detentoras do menor grau de inteligência de trabalho e obediência. Necessitam de até quarenta repetições para que demonstrem o mínimo de entendimento sobre o comando durante o treinamento e antes que consigam executar a ordem. É comum que precisem executar o mesmo movimento por mais de cem vezes antes que se tornem confiáveis.

Cuidados com o seu Basset Hound

Uma alimentação balanceada é recomendado, principalmente com rações super premium para porte médio. Nessas rações os cachorros comem menos quantidade e tem um maior aproveitamento além de outros benefícios nutricionais importante. Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet. Passeios e exercício lúdico são importantes para o bem estar de saúde e mental do seu cachorro. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial ou shampoo neutro e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação, lembre-se cachorros com orelha pendulares tem uma menor aeração do conduto auditivo dificultando evaporação de qualquer liquido que tenha entrado no conduto – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! Como todo cachorro de estimação gosta de ossinhos, bifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam e aprendem rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem.

A saúde do Basset Hound

As principais doenças ligadas à raça são: eversão da terceira pálpebra. Pela sua estrutura anatômica baixa e comprida, associada ao seu peso, especial atenção deve ser dada a coluna cervical, torácica e lombar, pois é comum casos de espondilose (conhecido popularmente como bico de papagaio) ou hérnias de disco intervertebral. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após quatro anos de idade é recomendada acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc. Cuidados dentários são importantes, principalmente pela baixa congruência dentária, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erroneamente denominado de limpeza de tártaro), assim como o oferecimento de petiscos que ajudam na limpeza dentária.

Dúvidas frequentes sobre a raça Basset Hound

Solta muito pelo

O Basset Hound por ter pelo curto realiza duas vezes ao ano uma grande troca de pelos e durante esse intervalo ocorre queda de pelo de menor intensidade, geralmente não costuma incomodar o proprietário. Se você perceber uma queda de pelo acentuada e continua, provavelmente pode estar ocorrendo alguma doença dermatológica de base que está predispondo a queda de pelo. Banhos semanais, escovação com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos.

Qual o clima mais adequado para o Basset Hound

O Basset Hound por causa da cobertura de pele caída e a carapaça de gordura prefere viver em local com clima ameno ou frio. Porém caso viva em clima quente ele costuma se adaptar sem qualquer problema.

Quantos anos vive um Basset Hound?

A raça tem uma vida média de 5 a 11 anos.

O Basset Hound late muito

O Basset Hound late quando quer se comunicar com o proprietário, pode latir também quando fica sozinho ou sem atividade lúdica.

Vive bem em apartamento

Sim, o Basset Hound vive bem em apartamento, desde que passeie diariamente. Aprende com facilidade a fazer xixi e coco no local certo e gosta de se espalhar no piso frio. O Basset Hound não gosta de ficar sozinho por muito tempo e precisa ter contato com os proprietários ou com outros cachorros.

O Basset Hound se dá bem com crianças

Sim, essa raça se dá bem com crianças.

Qual o dono ideal para o Basset Hound

O Basset Hound se adapta a maioria dos estilos de vida do proprietário, é um cão muito flexível e fácil de adaptar ao dia a dia.

Como é um filhote de Basset Hound

O filhote de Basset Hound é uma figura, ele é alegre, divertido, cheio de pele e orelhudo.

Quanto custa um filhote

Encontramos no mercado filhotes entre R$ 1500,00 a R$ 2500,00.

Produtos recomendados para Basset Hound

Fotos e imagens

Basset Hound                       Basset Hound

 

 

Imagens via Wikipedia

 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

12 Comentários

  • Adorei a reportagem sobre o Basset Hound. Tenho uma com 1 ano e 4 meses, mais quer o tempo todo ficar mordendo a mão, vou brincar n quer soltar o brinquedo não sei o que fazer para tirar esse costume dela. Me ajude por favor?

  • Qual o alimento que posso dar a um Basset Hound que foi desmamado com um mês de vida??
    Já procurei posts sobre esse assunto e não encontrei.

  • Minha Basset Hound é muito espoleta. O grande problema é que morde muito. É dócil, mas não pode ficar perto do meu filho ou de nós em casa porque só quer brincar mordendo e seu dentinho machuca muito. Está com 4 meses.

  • Tenho uma Basset femêa de doze anos é linda é a minha bebê. N este momento está tendo um a inflamação conhecida de mamite. Está sendo acompanha da pelo veterinário por mim e meu esposo. Ela é nosso xodó. Porém se alguém quiser ter um animal dessa raça deve saber que tem que ter muito amor . POIS ELES GOSTAM DE ATENÇÃO TOTAL

  • Tenho uma Basset femêa de doze anos é linda é a minha bebê. N este momento está tendo um a inflamação conhecida de mamite. Está sendo acompanha da pelo veterinário por mim e meu esposo. Ela é nosso xodó. Porém se alguém quiser ter um animal dessa raça deve saber que tem que ter muito amor . POIS ELES GOSTAM DE ATENÇÃO TOTAL

  • LU

    Tenho uma femea tricolor e um macho caramelo realmente são doceis a femea é mais tranquilaa já o macho come tudo que ve pela frente a femea ja tem 10 anos nunca pensei em ter cachorros dessa raça mas quando vi no canil me apaixonei adoram passsear choram todos os dias pois querem caminhar fora de casa amam comer um pão frances adoram um danoninho é uma raça ideal para criança meu filho ama eles e eles amam meu filho.Pra quem esta pensando em adquirir a raça pode pegar de olhos fechados.

    • Bom dia
      Na verdade na maioria das fontes que li diz que é de 10 a 12. Tive2 um morreu com 16 e a fêmea com 11 anos (era saudável, mas teve câncer galopante)

  • Tenho um Basset Hond de 5 anos chamado Fredy. Realmente é uma figura inigualável. Sua teimosia é uma marca da raça além do sinismo quando o assunto é disciplina. Quer a atenção de um Basset Hound diga a palavra comida. Adora passear, chego a andar com o Fredy cerca de 2km por dia no bairro onde moro e todos o conhecem como orelhudo lindo.

  • Bom material, foi muito útil, mas não consigo encontrar nada sobre tabela de meses e tamanho do animal, meu basset tem 6 meses e ainda consigo carrega lo no colo gostaria de saber a evolução de meses e peso, ah sim ele ainda fica no quintal de casa porque apronta muito quando entra, tenho dúvidas sobre com qual idade ele ficará mais calmo para entrar em casa e os pelos caem muito ainda. Vc tem como responder.

    • varia de animal pra animal, tive um que carreguei no colo até a fase adulta (quando o perdi), hoje tenho uma fêmea que não aguento carrega-la, ela é mais comprida, o macho que eu perdi era terrível, comia mangueira, sapato, chinelo, arrancava roupa do varal, fugia de casa, já a fêmea que tenho hoje é muito sossegada, nunca me deu trabalho…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.