Benefícios dos probióticos e prebióticos para gatos

Os gatos são mais suscetíveis a problemas de estômago ou no aparelho digestivo, pois além da ingestão das bolas de pelos ao se limparem, os felinos domésticos tendem a ficarem estressados com pequenas situações no dia a dia, como uma mudança de um móvel, saída para uma consulta veterinária ou a visita de uma pessoa ou outro pet.

Caso o seu gato sofra com dores abdominais, vômitos ou diarreia, o médico veterinário provavelmente vai averiguar a presença de alguma doença e em seguida recomendar uma dieta específica e alguns medicamentos. Em alguns casos, ele pode sugerir também o uso de prebióticos e probióticos. Você já ouviu falar sobre eles?

Gato-probiotico-Petlove

Dupla dinâmica

Se fossem super-heróis (e talvez até sejam mesmo) os pré e probióticos formariam uma dupla de sucesso contra o mal. Os probióticos são considerados bactérias, mas nem de longe agem como vilões, pelo contrário, elas são bactérias que protegem o sistema digestivo do gato, ajudando seu organismo a quebrar e digerir os alimentos, fortalecendo a microflora intestinal.

Já os prebióticos atuam na proteção dos probióticos, servindo como fonte de nutrientes para mantê-los sempre fortes e bem alimentados. Eles também são fibras fermentáveis que, ao se dividirem, liberam ácidos graxos e ajudam a proteger o cólon, sistema imunológico e aumentam a capacidade de absorção de minerais pelo organismo, tanto em gatos como no caso dos cachorros também

Onde encontrá-los?

Pode ser que você já esteja oferecendo prebióticos e probióticos ao seu gato sem se dar conta. Isso porque algumas rações secas, úmidas, em sachê ou em lata, além de petiscos podem contar com a dupla em sua composição.

Converse com o médico veterinário a respeito desse assunto e siga as orientações que ele passar. Ótimas opções no petshop online da Petlove é que não faltam para reforçar as defesas imunológicas naturais e reduzir os problemas digestivos do seu gato. Veja alguns exemplos:

Suplemento Vetnil Probiótico para Cães e Gatos – 14 g

O suplemento tem a função de auxiliar a colonização de bactérias benéficas, melhorar a absorção de nutrientes e auxiliar na síntese de vitaminas e proteínas.

Ração Seca Total Equilíbrio Veterinary O&D Obesity & Diabetic Gatos Adultos

– Previne o diabetes, doenças ortopédicas, cardiorrespiratórias, dermatológicas e lipidose hepática felina.

– Possui aditivo probiótico.

– Composto por baixa gordura e alta fibra.

– Alta concentração de L-carnitina, que acelera a queima de gorduras.

– Contém antioxidantes naturais como vitaminas E, C, D e betacaroteno que combatem os radicais livres.

Suplemento Vitamínico Organew Forte Probiótico + Prebiótico – 100 g

É um composto de FOS, MOS e leveduras vivas. Perfeita combinação que auxilia no desenvolvimento de uma microbiota intestinal saudável, proporcionando melhor digestibilidade dos alimentos e, consequentemente, aumento da eficiência alimentar.

Petiscos Magnus Cat Recheados Oral Care

– Diminui a formação de placa bacteriana nos dentes (popularmente conhecido como “tártaro”).

– Yucca, para reduzir o odor das fezes.

– Promove a higiene bucal.

– Com prebiótico e probiótico.

Suplemento Alivet Geri Cat em Pó – 150 g

Auxilia no bom funcionamento do organismo, pois é um complexo vitamínico mineral aminoácido, com probióticos e prebióticos. Indicado para gatos idosos como coadjuvante na busca de uma vida saudável.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.