Cachorro idoso bebe muita água?

Quem tem um cão velho em casa sabe: qualquer tipo de mudança de comportamento causa uma baita preocupação. Uma delas é quando o cachorro idoso bebe muita água, como se estivesse “morrendo de sede”.

Por mais que a água seja um recurso natural indispensável na vida dos cães (e também na nossa), não é normal que um cachorro velho passe a tomar uma quantidade maior de repente.

Para te ajudar nessa questão, conversamos com a médica veterinária Raphaela Sylvestre, que faz parte do time de Pet Experience da Petlove.

cachorro idoso bebendo água deitado

Qual a quantidade diária ideal de água para um cachorro idoso?

Segundo Raphaela, a quantidade diária de água que deve ser consumida por um cão idoso é de 50 a 60 ml por quilo do pet. Por exemplo, se o seu cachorro pesa 15Kg, ele deveria tomar aproximadamente 900 ml de água por dia. E por aí vai…

Cachorro idoso bebe muita água? É normal?

A princípio, só é normal um cachorro beber muita água em dias com temperaturas mais altas ou após praticar alguma atividade física, assim como acontece com a gente. Contudo, se esse não for o caso, ligue o sinal de alerta.

“Se nada disso aconteceu e o cãozinho vem aumentando a ingestão de água, é importante levá-lo para uma avaliação com profissional”, destaca a médica veterinária.

cachorro bebendo água

Sinal de doença em cachorro idoso?

Isso mesmo, a sede excessiva pode ser um sinal de problema de saúde em cães idosos. Inclusive, segundo Raphaela, de doenças bastante comuns durante a terceira idade canina, como:

  • Diabetes
  • Insuficiências renal e hepática
  • Desequilíbrio de minerais no sangue
  • Desequilíbrio hormonal (alterações na produção de cortisol e nos hormônios da tireóide).

Portanto, se você notou que o seu velhinho está tomando muito mais água que o normal nos últimos dias, leve-o para uma avaliação com o médico veterinário de sua confiança. Afinal, a prevenção é a chave para manter nossos pets saudáveis!

Agora que você já sabe que não é normal um cachorro idoso beber muita água, visite o Blog da Petlove e veja mais dicas de saúde canina.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.