Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Cachorro idoso emagrecendo: veja o que está acontecendo

Um cachorro idoso emagrecendo é motivo para deixar o sinal de alerta ligado. Assim como acontece com a gente, nem sempre o “emagrecer” quer dizer que o indivíduo está com a saúde em dia.

Seu cachorro idoso está perdendo peso e você não sabe o motivo? Mesmo que sejam poucas gramas, a causa do emagrecimento deve ser investigada.

cachorro idoso magro deitado

Por que cachorro idoso emagrece?

Conforme explica Raphaela Sylvestre, médica veterinária do time de Pet Experience da Petlove, não é normal um cachorro idoso emagrecer sem nenhum motivo aparente e o porquê pode estar ligado a algum problema de saúde.

“É comum que os cães idosos apresentem certa perda de massa muscular, mas em geral é algo que se resolve ajustando a alimentação e, se necessário, recorrendo à suplementação. Mas a perda de peso progressiva com certeza é sinal de que algo não está bem, portanto a avaliação de um profissional é indispensável”, disse a médica veterinária.

De acordo com a médica veterinária, um cachorro idoso emagrecendo pode estar com:

  • Alterações digestivas
  • Alterações no fígado e/ ou pâncreas
  • Insuficiência Renal
  • Diabetes
  • Tumores

Posso aumentar a quantidade de comida e petiscos?

Geralmente, uma pessoa percebe que o seu pet está emagrecendo e logo aumenta a quantidade de comida e, ainda, começa a oferecer vários petiscos ao dia – o que é um erro tremendo!

“Não é indicado aumentar a quantidade de comida diária, pois, além de não estar tratando o motivo real dessa perda de peso, pode acabar agravando o quadro”, explicou a médica veterinária.

cachorro subindo em uma balança

Cachorro idoso emagrecendo: o que fazer?

Se notou que o seu cachorro velho está emagrecendo sem nenhuma razão aparente, a única recomendação, segundo Raphaela, é levá-lo para fazer uma avaliação completa com o médico veterinário de sua confiança.

Vale destacar que não é recomendado oferecer nenhum tipo de medicamento ao cachorro sem prescrição médica. O emagrecimento em cães idosos pode ser o sinal de que algo não vai bem. Por isso, é preciso ser rápido se deseja manter a saúde do pet em dia.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.