Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Pode deixar um cachorro na chuva?

Diferentemente do que muita gente pensa, a chuva não faz as pessoas ficarem gripadas ou resfriadas. Isso porque essas doenças só são adquiridas se a pessoa tiver contato com agentes contaminadores. Mas e os pets, um cachorro na chuva também não fica doente?

Uma coisa é certa: independentemente se cachorro pode ficar na chuva ou não, assuntos como esse são de extrema importância para garantir o bem-estar do seu pet e evitar que ele tenha problemas de saúde.

cachorro na chuva, todo molhado

Por que o cachorro gosta de ficar na chuva?

Sim, existem cães que gostam de ficar na chuva. A princípio, podemos dizer que a chuva, bem como os raios e trovoadas, assustam a maioria deles. No entanto, uma pequena minoria adora a sensação de um belo banho de chuva e fazem questão de se molhar – basta ver o vídeo deste cãozinho deitado, tranquilo, vendo a chuva cair.

Muita gente se questiona: “Por que meu cachorro gosta de ficar na chuva?”, ou “ Por que meu cachorro dorme na chuva?” A verdade é que não existe uma resposta para esse tipo de comportamento. Aliás, ainda não existe explicação para muitos comportamentos caninos.

Mas, calma, isso não significa que podemos deixar um cachorro tomando chuva!

Cachorro na chuva faz mal?

A princípio, deixar um cachorro na chuva faz mal, sim! Em contrapartida, não é proibido deixar o seu pet (caso ele queira) tomar um belo banho de chuva, mas é necessário seguir uma cartilha de cuidados para evitar que o pet tenha problemas de saúde.

O principal cuidado é em relação à temperatura ambiente, uma vez que, em dias mais frios, o pet molhado pode pegar friagem e ficar doente. Além disso, também é preciso ficar de olho se não há nenhum raio riscando o céu e em relação à higiene do ambiente, já que a água da chuva contribui para o contágio de doenças infecciosas, como a leptospirose.

A pele úmida ou molhada, sem a devida secagem, também pode predispor à problemas de pele e o famoso “cheiro de cachorro molhado”… 

Riscos de deixar um cachorro tomando chuva

Uma coisa é certa: deixar um cachorro tomar um simples banho de chuva de vez em quando e seguir todos os cuidados recomendados é uma coisa. Agora, deixar o pet sozinho em um quintal aberto tomando chuva é algo completamente diferente – e não recomendado!

Isso pode fazer com que o cachorro sofra com:

  • Gripe
  • Tosse
  • Hipotermia
  • Pneumonia
  • Dermatites
  • Inflamações na pele
  • Estresse

Só aí já deu para perceber que deixar um cachorro na chuva pode ser extremamente prejudicial para ele, né?

Pode passear com cachorro na chuva?

Afinal, será que pode passear com cachorro na chuva? A resposta é: depende! Se estiver chovendo muito e relampejando, obviamente não é recomendável. Agora, se estiver apenas garoando, você pode sair com o seu pet tomando os devidos cuidados. Quando chegar em casa, não esqueça de secá-lo muito bem usando uma toalha ou secador de cabelo (na temperatura moderada!).

Além disso, é importante ter atenção ao comportamento do seu peludo: se ele não gosta de chuva, forçá-lo a ir para um passeio (mesmo que ele ame passear) pode ser uma experiência traumatizante para ele.

Hoje em dia, também temos ótimas opções de capas de chuva específicas para pets, então, se o seu pet não quer perder nenhum passeio, essa pode ser uma opção para ele!

dois cachorros na chuva

Seu cachorro gosta de tomar banho de chuva? Veja três dicas

O seu cachorro pode tomar um banho de chuva, de vez em quando e se você seguir algumas recomendações, como:

  1. Banho de chuva? Só em dias quentes
  2. O local deve estar totalmente limpo e seguro
  3. Depois da brincadeira na chuva, dê um belo banho no seu pet!

O banho (de preferência com água morna/ quentinha) depois da brincadeira na chuva é a principal recomendação para evitar problemas de pele e complicações de saúde. Lembre-se de usar shampoo e condicionador específico para cães e secá-lo muito bem!

E aí, o seu cachorro adora uma garoa ou é daqueles que se esconde quando o tempo fecha? Para mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar canino, visite o blog da Petlove!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.