Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Pode dar osso para o cachorro?

Não há nada mais icônico que a imagem de um cão com um belo osso na boca, não é mesmo? Praticamente todos eles amam e, se permitido, passariam horas e horas roendo incansavelmente. Mas, afinal, será que cachorro pode comer osso? É o que a gente vai descobrir!

A princípio, saber se pode dar osso para cachorro é importantíssimo, mesmo sabendo que nenhum deles rejeitaria esse belo “lanchinho da tarde”. Isso porque muitos alimentos diferentes das rações podem fazer muito mal a eles. Portanto, buscar informações é essencial!

cachorro comendo osso em um gramado

Afinal, por que cachorro gosta de osso?

A princípio, o principal motivo que explica o porquê do cachorro gosta de osso é devido ao seu instinto natural de caçador. Na natureza, antes de serem domesticados, os cães viviam especialmente da caça. Logo, eles aproveitavam toda a fonte de proteínas e nutrientes de suas presas, incluindo os ossos.

Embora não pareçam nada nutritivos, muitos menos saudáveis, os ossos eram usados como uma forma de suprir a falta de gordura nas carnes de animais que sofriam com as adversidades territoriais e climáticas.

Em outras palavras, essas presas que eram abatidas nem sempre estavam com uma boa quantidade de gordura necessária para compor as necessidades dos caçadores. Dessa forma, eles eram obrigados a roer os ossos da presa.

Cachorro pode comer osso?

A resposta é não, não pode dar osso para cachorro! Isso porque os ossos, como o de frango, por exemplo, podem se despedaçar e provocar lesões intestinais, em órgãos internos ou na própria gengiva do pet.

“Mas eu ouvi falar que os ossos trazem muitos benefícios aos cães, é verdade?” Sim, eles podem promover benefícios a eles, como:

  • Contribui para a higienização dos dentes (eliminando as famosas placas bacterianas, o tártaro canino)
  • Diminui o estresse
  • Estimula o instinto canino
  • Promove entretenimento ao pet
  • Desenvolve a musculatura da mandíbula

“Então, como eles promovem todos esses benefícios e são proibidos?” Na verdade, existem tipos de ossos para cachorro que servem de petiscos para eles.

Qual osso cachorro pode comer?

Basicamente, os únicos ossos permitidos são os produzidos especificamente para cães, como o de nylon, os naturais (bovinos, sem terem passado por processos de aquecimento), sintéticos, de nó, entre outros. Na Petlove, você encontra todos os tipos de ossos de cachorro que ajudam a satisfazer o instinto natural deles, além de promover muito entretenimento e auxiliar na saúde oral.

A partir de qual idade posso oferecer os ossos?

A princípio, o ideal é esperar que o filhote de cachorro esteja com a sua dentição 100% completa para que não haja o risco de quebrar algum dente de leite. Esse período deve acontecer a partir dos quatro meses de idade. A partir desse momento, você pode recorrer a um osso específico para filhotes, que são um pouco mais macios e não trazem riscos à saúde.

cachorro comendo osso deitado em um jardim

Sempre supervisione as brincadeiras!

É importante destacar: evite deixar o pet com o osso de cachorro sem qualquer supervisão, uma vez que existe o risco de ele engasgar ou se machucar. Além disso, prefira sempre modelos que não sejam muito menores que a boca do cão para evitar que ele engasgue. Fique atento, também, com pedaços que se soltarem.

Pronto, agora que você já sabe se osso para cachorro faz mal ou não, que tal dar uma passadinha no nosso petshop online para garantir o osso do seu cãozinho?

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.