Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Cachorro tremendo: o que pode ser?

Um cachorro tremendo pode ser um sinal muito aparente de que algo não vai bem. A tremedeira é provocada por impulsos involuntários que podem ser rítmicos ou oscilatórios em uma parte ou no corpo todo do pet, que pode ser tanto uma reação natural quanto um sintoma de um problema de saúde.

Por essa razão, saber porque os cachorros tremem é importante para descobrir a possível causa do comportamento do seu pet. Continue lendo a nossa matéria para saber tudo sobre o assunto!

Pug olhando diretamente para a câmera

Cachorro tremendo: o que pode ser?

Há vários e vários motivos que podem explicar um cachorro tremendo. Ansiedade, estresse e até mesmo o frio são causas bastante comuns. Entretanto, o comportamento pode ser um sinal de problema de saúde.

A seguir, confira as principais causas para cachorro tremendo e o que pode ser:

1- Frio

Como a gente já explicou nesta outra matéria, todos os cachorros sentem frio e esse pode ser o motivo para que o seu pet esteja tremendo. Se esse for o caso, é tudo muito fácil de se resolver, basta oferecer um local quentinho e confortável para ele dormir e, se necessário, vesti-lo com uma roupa para cachorro.

2- Dor

Um cachorro tremendo pode estar sentindo dores, seja por uma lesão ou devido a alguma doença. Normalmente, esse sintoma vem associado a outros, como vocalização, agitação, apatia, dificuldade para andar, falta de apetite, entre outros.

3- Febre

Assim como nós seres humanos, os cachorros também podem ter febre. Porém, por não ser indicado fazer a medição da temperatura com um termômetro em casa, a dica de como saber se o cachorro está com febre é se atentando a sinais como:

  • Tremedeira
  • Perda de apetite
  • Desânimo (Letargia)
  • Vômitos
  • Olhos avermelhados
  • Cansaço
  • Diarreia
  • Sonolência
4- Problemas nutricionais

A princípio, alguns problemas nutricionais também podem ser a causa para um cachorro tremendo muito. A hipoglicemia, por exemplo, causada pelo baixo nível de açúcar no sangue, é uma das circunstâncias mais comuns.

5- Problemas psicológicos

As causas psicológicas são um dos motivos mais comuns para causar tremores em cães. O medo de barulhos, como trovões, fogos de artifício, música alta ou chuva forte, por exemplo, pode deixar um cachorro tremendo de medo!

Mas, além disso, outras questões psicológicas podem ser o motivo, como:

6- Idade avançada

Por fim, à medida que os cachorros envelhecem, é comum que eles fiquem mais vulneráveis ao tremor, que pode ocorrer por diversos motivos, como saúde debilitada, fraqueza muscular, problemas articulares (artrite/artrose) e até neurológicos, devido ao alzheimer canino.

cachorro tremendo deitado com cara de triste

Cachorro tremendo: o que fazer?

Com exceção do frio e do medo, pode ser um pouco difícil descobrir porque um cachorro está tremendo sem a ajuda de um médico veterinário. Por isso, o ideal é consultar um profissional de sua confiança para que a causa seja identificada e, posteriormente, tratada da melhor maneira possível.

Importante destacar: se os tremores são acompanhados de outros sinais como vômitos, diarreia, sangramentos, dificuldades para se locomover e até desmaios, você deve procurar o médico veterinário o mais rápido possível, pois indicam um quadro mais grave.

Notar o cachorro tremendo pode ser bastante preocupante para todos, por isso, buscar informações e a ajuda de um profissional é fundamental para garantir a integridade do animal. Para mais dicas e informações sobre saúde canina, visite o blog da Petlove!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.