Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Cachorro pode andar de moto?

Afinal, será que cachorro pode andar de moto? Essa é uma dúvida comum em muitos tutores que, além de amantes de pets, amam andar sobre duas rodas. Para falar a verdade, esse é um assunto que divide opiniões, mas que, no fim, o bom senso deve prevalecer. Não entendeu muita coisa, né? Calma que nós vamos te explicar.

cachorro em cima de uma moto

Cachorro pode andar de moto? Existe alguma lei que proíba?

A princípio, a resposta é não, cachorro não pode andar de moto! Embora não haja nenhuma proibição definida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), colocar um pet sobre uma moto é muito perigoso e pode trazer graves consequências aos cães – física e mentalmente.

Por mais que não haja um tópico para especificar se cachorro pode andar de moto ou não, o artigo 252 do CTB proíbe o transporte de pets à esquerda do motorista ou entre seus braços ou pernas. A infração é média, com quatro pontos na habilitação e multa.

Já o artigo 235 diz que o transporte de animais também não pode ser feito na parte externa do veículo, como no capô, caçamba, para-choques e portas, por exemplo. A infração é grave e o condutor autuado recebe cinco pontos na habilitação, além de multa e medida administrativa – retenção do veículo para transbordo.

Logo, partindo destes dois artigos do Código Brasileiro de Trânsito, podemos dizer, que cachorro não pode andar de moto, sob o risco de incorrer em infração de nível médio a grave (tudo depende da interpretação das autoridades no momento da autuação).

Cachorro andar de moto: entenda os riscos

Tudo bem, existem vários blogs na internet que explicam como levar cachorro na moto, falando principalmente dos acessórios que o pet deve utilizar durante a viagem (como um capacete de moto para cachorro, por exemplo).

Mas para falar a verdade, mesmo que o cachorro use um capacete ou qualquer outro acessório, sabemos que ele estará em perigo em cima de uma moto. Além do risco de queda, o animal ficará exposto ao vento forte nos olhos, chuva, barulho alto do motor, de buzinas e por aí vai.

Em outras palavras, essa pode ser uma experiência muito traumatizante para ele! Então, por mais que haja essa “falha” no Código Brasileiro de Trânsito, o bom senso (lembra dele?!) sempre deve prevalecer quando o assunto é levar cachorro na moto.

Busque outra alternativas de transporte

Eu sei que você gostaria de dar uma volta sobre duas rodas acompanhado do seu pet. Mas, cá entre nós, ele vai preferir muito mais uma caminhada usando guia e coleira do que um passeio de moto.

Caso a situação seja diferente e haja uma necessidade de se deslocar por uma distância que seja inviável ir andando ao lado do pet, você pode:

  • Usar o transporte público (cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife já permitem o transporte de animais em ônibus e/ou metrô)
  • Pedir um taxi
  • Utilizar aplicativos de transporte (como a Uber ou 99, por exemplo)

Agora que você já sabe se é permitido andar de moto com cachorro, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre o universo canino!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.