Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Cachorro pode dormir no quarto? Onde ele deve dormir?

Onde o cachorro deve dormir? Será que cachorro pode dormir no quarto junto com seus tutores? Essas são dúvidas muito comuns para quem acabou de adotar um filhotinho, afinal, a chegada ao novo lar costuma ser “apavorante” para os cãezinhos.

Isso porque os filhotes, acostumados a contar com a segurança e o calor da mãe canina, tendem a estranhar bastante as primeiras noites na nova casa. Afinal, em um dia eles estão dormindo ao lado de seus irmãos e sua mãe, no outro, em um ambiente completamente desconhecido, sozinhos.

Ao notar os choramingos do cãozinho, muitos tutores acabam cedendo um espacinho da cama ou colocando a caminha do pet dentro do quarto. Mas, afinal, isso é recomendado? O que fazer em casos como esse? Continue a leitura e descubra se cachorro pode dormir no quarto e se dormir com cachorro faz mal.

cachorro dormindo na cama ao lado de uma mulher

Cachorro pode dormir no quarto?

A princípio, o cachorro pode dormir no quarto normalmente. Inclusive, existem pesquisas que provam que a presença do pet pode até mesmo colaborar para uma boa noite de sono dos tutores.

Não há absolutamente nenhum problema em colocar a caminha dele dentro do quarto, se você quiser. Entretanto, essa é uma decisão que deve ser muito bem pensada para que as regras sejam definidas o quanto antes. Assim, o filhote entenderá o local que deve dormir desde cedo e, consequentemente, não irá desenvolver problemas comportamentais.

E dormir com cachorro, faz mal?

Assim como dormir com o cachorro no mesmo ambiente, dormir na mesma cama também não faz mal algum, desde que ele esteja corretamente vacinado, desparasitado, higienizado e você não tenha nenhuma alergia!

Aliás, dormir com cachorro filhote na mesma cama pode ser muito benéfico para ele, já que ele se sentirá mais seguro e com menos chances de sofrer algum tipo de trauma durante a infância, considerada o período mais sensível da vida dos cães.

No entanto, se você é daqueles que se mexe muito e tem um sono super agitado, melhor não correr o risco de machucar o filhote num movimento brusco e já acostumá-lo a dormir na casinha ou na caminha que você escolheu pra ele.

Também é preciso destacar que o fato de dormir com cachorro na mesma cama pode influenciar diretamente no comportamento dele, deixando-o mais confiante e com o sentimento de ser o “dono do pedaço”. Ou seja, é bem provável que o seu pet entenda que ele está compartilhando a cama com você – e não ao contrário!

Se você quer ceder aquele espacinho na cama para o seu cachorro, você deve se atentar a algumas questões, como:

  • Se o pet solta muito pelo, troque a roupa de cama com frequência
  • Use vermífugos periódicamente
  • Dê banhos com frequência
  • Limpe as patas do pet antes de ele subir na cama
  • Leve-o regularmente para consultas com um médico-veterinário

Lembre-se: dormir com cachorro faz mal quando não são tomados os devidos cuidados, tanto com o comportamento quanto com a higiene do bichinho.

cachorro akita tentando subir na cama de uma pessoa dormindo

Acostumei meu cachorro a dormir na minha cama, mas quero que ele durma na dele agora, o que fazer?

Pode acontecer de você acostumar a dormir com o seu cachorro na mesma cama, mas depois decidir que ele durma na caminha ou na casinha dele. Mas e, aí, o que fazer?

Se você se encontra em uma situação como essa, vamos deixar algumas dicas por aqui que podem te ajudar:

  • Ofereça uma cama bem confortável para ele (afinal, ele não vai querer dormir em uma cama desconfortável depois de dormir com você todo esse tempo).
  • Deixe disponível uma manta ou um cobertor para ele (de preferência que tenham o seu cheiro).
  • Por fim, tenha muita paciência!

Agora que você já sabe que o seu pet pode dormir no quarto e que não faz mal dormir com cachorro, visite o blog da Petlove e confira outras dicas e informações sobre bem-estar e comportamento canino!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.