Cachorro pode comer alface?

Caso não saiba, a saúde de um pet começa pela alimentação oferecida pelos pais humanos. E por ser uma das verduras mais populares aqui no Brasil, muito rica em fibras e minerais, muita gente se pergunta se cachorro pode comer alface.

Farta em vitaminas C e A e fonte de minerais, como ferro e magnésio, a alface pode ser oferecida para os cães, que serão beneficiados com todas as suas propriedades, diferentemente dos coelhos, que podem ter diarreia ao ingerir a verdura que tem água em 90% da sua composição.

Cachorro pode comer alface?

O principal benefício da alface é que ela possui propriedades drenantes capazes de reduzir a pressão arterial e até ajudar na constipação. Assim como qualquer alimento, ela não deve ser dada em excesso e o ideal é sempre seguir a orientação do médico veterinário ou zootecnista que acompanha a dieta do seu cachorro.

Como oferecer alface para o cachorro?

Se você decidiu introduzir a alface na dieta do seu cachorro, o mais indicado é oferecer picada, assim como todas as outras verduras. Após cortar a alface em pequenos pedaços, ela pode ser oferecida como um petisco após uma refeição ou misturada na própria ração, servindo como um complemento. Vale lembrar que qualquer novo alimento deve ser oferecido aos poucos para prevenir problemas intestinais no pet.

Existem riscos?

Por ser bastante pobre em calorias e gorduras, não existe uma quantidade de alface  correta a ser oferecida. Porém, o excesso pode causar amolecimento das fezes. Lembre-se: consulte um médico veterinário de confiança antes de qualquer alteração na dieta do pet. E caso ele apresente qualquer tipo de reação à alface, como vômitos e diarreia, por exemplo, suspenda imediatamente.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.