Cachorro pode comer arroz?

Fala sério, do que seria o brasileiro sem o nosso tão amado arroz? Juntamente com o feijão, o cereal faz parte do prato de praticamente toda a população do País diariamente. E por nunca faltar na dispensa, muitos pais humanos se perguntam se seus cachorros também podem comer arroz.

Cachorro pode comer arroz?

Meu cachorro pode comer arroz?

A princípio, sim, o cachorro pode comer arroz tranquilamente, visto que é um alimento saudável e não contém nenhuma substância nociva ao organismo canino. Porém, por ser muito rico em carboidrato, é preciso tomar cuidado em relação à quantidade oferecida, pois pode causar excesso de peso no pet.

Entretanto, o cachorro não pode de forma alguma comer o mesmo arroz que nós consumimos. Por mais que cada um tenha seu jeito de cozinhar, a receita básica de um arroz contém alho e cebola, temperos que são tóxicos para os pets.

O alho e a cebola estão naquela famosa “lista negra” de alimentos que os cachorros nunca devem consumir. Ambos possuem uma substância chamada alicina, capaz de causar sérios danos nas células vermelhas do sangue de cães e gatos.

Como oferecer arroz para o cachorro?

Antes de incluir qualquer alimento na dieta do seu pet, é necessário consultar um médico veterinário, pois uma mudança repentina pode causar problemas gastrointestinais, além da famosa obesidade, ocasionada pelo excesso de calorias.

Depois de conversar com um profissional, você pode oferecer ao cachorro arroz cozido sem qualquer tipo de tempero. A menos que ele tenha alguma doença que exija a restrição, você pode utilizar o sal durante o cozimento, mas de forma bem moderada.

O arroz, tanto o branco quanto o integral, é uma ótima fonte de energia, além de ser um alimento de fácil digestão. Mas para que o cereal seja benéfico ao invés de nocivo, é fundamental conversar com um médico veterinário de confiança, pois em níveis nutricionais, o arroz sozinho é bem pobre em nutrientes.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.