Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Cachorro pode comer batata?

Seja assada, cozida ou frita, a batata é um dos alimentos mais consumidos no Mundo inteiro. O alimento é um carboidrato que, se consumido da maneira certa, pode nos trazer muitos benefícios. Mas, afinal, cachorro pode comer batata?

É sempre importante lembrar: por mais que um determinado alimento seja bom para a nossa saúde, isso não significa que ele é permitido para os pets, já que o organismo canino é diferente do nosso. Logo, saber se pode dar batata para cachorro é fundamental para evitar problemas no futuro.

Cachorro ao lado de uma caixa de batatas colhidas

Cachorro pode comer batata?

A resposta é sim, cachorro pode comer batata, desde que ela esteja cozida! O vegetal é um alimento rico em vitaminas e minerais que podem fazer muito bem à saúde dos cães. Contudo, não é recomendado oferecer o alimento cru ou temperado! Quando crua, a batata possui uma substância chamada solamina, que faz mal ao pet.

Em outras palavras, pode oferecer batata para cachorro, desde que o alimento seja oferecido e preparado da maneira certa!

Leia também: Cachorro pode comer batata doce?

Como oferecer batata para o cachorro?

Como deve saber, a batata é um alimento que pode ser preparado de várias formas. Porém, por mais que seja um alimento permitido para cães, não significa que você pode dar batata para o seu pet de qualquer jeito.

Para te ajudar nessa questão, separamos as principais formas de preparar a batata e se elas podem ser dadas aos cães.

  • Batata frita: Não é permitida! (Qualquer tipo de fritura é totalmente proibido para cães)
  • Batata cozida: Permitida! (Cachorro pode comer batata cozida, desde que não seja preparada com temperos)
  • Chips (salgadinho): Não é permitido! (Nenhum alimento industrializado deve ser oferecido aos pets)
  • Purê de batata: Não é permitido! (Cachorro não pode comer purê de batata, pois ele é preparado com margarina (ou manteiga) e leite, que são proibidos para cães)
  • Batata assada: Permitida! (Desde que seja feita sem óleo, sal e, claro, temperos!)

Benefícios da batata para cachorro

Agora que você já sabe que a premissa de que a batata faz mal para cachorro é negativa (se oferecida da forma certa), saiba que ela pode trazer muitos benefícios à saúde deles, devido a presença de nutrientes e vitaminas que:

  • Ajudam na manutenção do sistema nervoso e imunológico
  • Contribuem para uma boa saúde óssea e dentária
  • Melhoram a saúde da pele
  • Fazem bem ao coração.

Qual a quantidade certa?

Para saber a quantidade certa de batata para o seu cachorro, o ideal é consultar o seu médico veterinário de confiança. Mas, ainda assim, vale adiantar que o alimento deve ser oferecido apenas como um petisco, numa quantidade que equivalha a 10% da alimentação do seu pet.

Pronto, agora que você já sabe que cachorro pode comer batata e a maneira certa de oferecer, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre nutrição canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.