Cachorro pode comer manga?

O verão é o período no qual as mangas fazem mais sucesso, estando presente em quase todas as casas brasileiras. A manga pode ser consumida de diversas formas pelos humanos, seja como suco, sorvete, smoothie, sobremesa ou mesmo em pratos salgados, como nas saladas típicas do verão. Mas será que cachorro pode comer manga? E se sim, elas são saudáveis ​​para nossos filhos de quatro patas?

Cachorro pode comer manga?

A resposta é afirmativa, os cães podem comer mangas. Elas podem ser uma opção de petisco natural e saudável para seu cachorro, além de serem ricas em vitaminas essenciais como A, B6, C e E, contêm fibra alimentar, betacaroteno, antioxidantes e potássio, o que as torna um alimento nutritivo para o seu pet.

Embora seja considerada uma guloseima segura e saudável, nem todas as partes de uma manga são boas para o seu peludo. 

  • A casca deve ser evitada, pois pode ser difícil de ser digerida. 
  • O caroço é totalmente proibido, pois além de poder causar asfixia ou criar um bloqueio intestinal, quando mastigado, ele libera cianeto, que é potencialmente tóxico para os cães.

Outro ponto de alerta é em relação à quantidade de fibras e açúcar encontradas na manga. Como a maioria dos cachorros não está habituada a uma ingestão alta de fibras, pode haver um quadro de diarreia ou dor de estômago, por isso recomendamos ofertar o alimento com moderação. A fruta é rica em açúcar, portanto só deve ser oferecida para cachorros sem restrições alimentares e em bom estado de saúde.

Como servir manga para cachorros

Antes de alimentar seu cão com manga ou qualquer outro alimento, consulte o médico veterinário. Ele pode dizer quanto você deve ofertar e com qual frequência.

Sempre descasque a manga e remova o caroço antes de oferecer ao seu filho de quatro patas. Para cães menores, o ideal é cortar a fruta em pedaços pequenos, mas a polpa macia é fácil para raças maiores comerem. 

Como é uma fruta muito versátil, pode ser servida in natura ou ser congelada para um petisco gelado em dias quentes de verão.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

2 Comentários

  • Boa tarde
    Eu li toda a matéria e vi que o caroço da manhã e extremamente tóxico para os cachorros.
    Eu estava pensando de oferecer para os meus cachorros mais achei perigoso. Vocês acham que mesmo retirando o caroço e a casca ainda pode ser perigoso?
    Gatos também podem comer manga? O caroço da manhã também é tóxico para os cachorros?
    Obrigada
    Aguardo a resposta

    • Oi Ana, tudo bem? O caroço e a casca não devem ser oferecidos ao cão! A manga pode ser oferecida, caso seu cachorro não tenha nenhuma restrição alimentar. Ela é uma fruta bastante fibrosa e contêm bastante açúcar, portanto ingerir uma grande quantidade pode causar quadros de diarreia. Gatos não são muito fãs de frutas, mas, caso o seu gatinho se interesse em experimentar não há contraindicação, claro, se ele for saudável e não tiver nenhuma restrição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.