Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Cachorro pode ficar sozinho o dia todo?

Além da questão financeira e do espaço disponível em casa, quem quer adotar um cãozinho obviamente deve levar em consideração se terá tempo disponível para ele. Portanto, saber se cachorro pode ficar sozinho o dia todo é importante para determinar se a adoção é viável ou não.

Infelizmente, um erro muito comum é achar que cachorro pode ficar sozinho normalmente, que está tudo bem deixá-lo o dia todo dentro de casa ou no quintal enquanto todos estão fora do lar.

Continue a leitura e entenda mais sobre o tema e quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho.

cachorro sozinho em casa, olhando pela janela

Cachorro pode ficar sozinho o dia todo?

A resposta é… depende! Vez ou outra, o seu cachorro pode ficar sozinho o dia todo, desde que você forneça água, comida e entretenimento para ele enquanto não há ninguém em casa. Agora, deixar um pet sozinho por muito tempo com frequência pode ser extremamente prejudicial para ele.

Os cães, assim como nós, são animais sociáveis e, por isso, precisam da nossa companhia (e supervisão) para viverem felizes e saudáveis. Eles foram acostumados a viver em grupo e não lidam muito bem com a solidão, principalmente quando falamos de raças como Dachshund, Lhasa Apso e Pinscher, conhecidas por serem extremamente apegadas aos seus tutores.

Portanto, se você quer adotar um cachorro, mas tem uma rotina intensa fora de casa, isto é, não terá tanto tempo para se dedicar a ele, o ideal é não realizar a adoção – a menos que você siga a dica que deixamos para você no fim desta matéria!

Leia também: Estudo sugere que raças podem ser mais propensas à ansiedade

Riscos de deixar um cachorro sozinho o dia todo

E se o seu cachorro se machucar durante a sua ausência? E se ele passar mal e não tiver ninguém para socorrê-lo? É importante trabalhar com hipóteses como essas, afinal, acidentes acontecem, ainda mais quando estamos falando de cães, que são muito curiosos por natureza.

Sozinho em casa, seu cachorro pode:

  • Mastigar algum objeto inapropriado
  • Se engasgar comendo algo que não deveria
  • Subir em móveis e causar acidentes

Além disso, cães que passam muito tempo sozinhos tendem a desenvolver problemas comportamentais e até mesmo psicológicos, como a Síndrome da ansiedade da separação, uma condição de pânico que pode manifestar comportamentos destrutivos como arranhar portas e janelas, latir ou uivar constantemente enquanto está sozinho ou até mesmo uma inatividade intensa, de modo que ele passe o dia inteiro sofrendo com a sua ausência e te esperando em um determinado local, como na frente da porta, por exemplo.

Quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho?

Não há um tempo exato, mas existe um estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, que sugere que cachorros com sistema nervoso funcionando normalmente podem ficar sozinhos em casa por até seis horas por dia.

No entanto, muitos médicos-veterinários comportamentalistas apontam que o tempo que um cachorro pode ficar sozinho é menos do que seis horas, diferentemente do que sugere a pesquisa escocesa. O mais importante, neste caso, não o tempo, mas sim a frequência.

Ficarei fora por um dia inteiro, o que fazer?

Como dissemos anteriormente, o seu cachorro pode ficar sozinho o dia inteiro de vez em quando, desde que tudo esteja preparado para que ele não sinta tanto a sua falta e que a sua casa seja devidamente adaptada de forma segura para ele.

Se você vai ficar fora por um longo período, confira essas dicas para ajudar o seu pet durante a sua ausência:

  1. Gaste toda a energia do seu cachorro com um belo passeio antes de você sair.
  2. Deixe o ambiente bem arrumado: com comida e água fresca à vontade, além de um local confortável para ele descansar.
  3. Enriqueça o ambiente dele com brinquedos que ele adora. Assim, ele se manterá ocupado durante a sua ausência.

Uma outra dica que pode te ajudar muito: em vez de alimentar o cachorro antes de sair de casa, ofereça um brinquedo com dispenser recheado de comida assim que estiver deixando o local (como o KONG, por exemplo). Dessa forma, ele vai “esquecer” que você está saindo, já que estará super ocupado tentando pegar a comida ou o petisco.

Outras dicas para o seu dia a dia:

  • Evite despedidas e festas ao chegar e sair de casa. Isso pode gerar ansiedade no pet.
  • Se possível, acostume o cachorro a ficar sozinho desde cedo.
  • Deixe a água e a comida para ele em um local fresco, onde não bata sol.
  • Quando chegar, dedique um pouco de tempo para ele.

Não quer deixar o seu cachorro sozinho o dia todo?

Agora que você já sabe se cachorro pode ficar sozinho o dia todo, temos uma solução para você que passa a maior parte do tempo fora de casa não deixar o seu pet sozinho: a DogHero!

A DogHero conta com mais de 30 mil heróis que facilitam a rotina de quem tem pet, com serviços de hospedagem, creche, pet sitter, passeios e até consultas com um médico-veterinário em casa.

Basta entrar no site ou instalar o aplicativo (disponível para iOS e Android), inserir o endereço e o período em que estará longe de casa. Após preencher todos os filtros, basta clicar em “Encontre seu herói”.

Para mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar canino, visite o blog da Petlove!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.