Cachorro pode tomar leite?

Nem sempre o que comemos é indicado aos pets e certos alimentos podem desencadear alguns desconfortos para eles. O o leite de vaca é um deles. Os cães até os primeiros dois meses de vida devem ser alimentados apenas com o leite materno. Caso não seja possível alimentá-lo diretamente da mãe, existem produtos chamados sucedâneos – como o Pet Milk, especialmente desenvolvido pela Vetnil – que podem substituir. 

Após o período de amamentação, é ideal fazer o desmame e iniciar o processo de introdução de ração seca ou úmida.

Por que não dar leite aos cães?

É natural dos cães e outras espécies diminuir a produção da enzima lactase – enzima responsável por digerir a lactose presente no leite – com o passar do tempo. Com isso, os cães passam a apresentar os mesmos sintomas de pessoas que são “intolerantes à lactose”. Os sinais observados são vômitos, desconforto abdominal e diarreia intensa – podendo levar o cachorro a um quadro de desidratação caso não seja tratada rapidamente. Lembrando que os cães e gatos também podem se tornar intolerantes à lactose, desenvolver alergia ao leite ou até mesmo nascer com esse problema.

É fundamental que caso o cachorro apresente algum desses sintomas ou comportamento anormal após ingerir o leite de vaca (ou de outra espécie), que ele seja encaminhado imediatamente ao médico veterinário. 

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.