Cachorro sem apetite: veja o que fazer!

Chega a ser um pouco difícil pensarmos em um cachorro sem comer, não é mesmo? Ainda mais se for um Beagle, que ama comida, ou um São Bernardo, que chega a comer até 1Kg de ração por dia.

Na verdade, um cão sem apetite é muito mais comum do que se parece. Inclusive, esse é um dos principais motivos que levam os tutores a buscar a ajuda de um médico veterinário.

Caso o seu cachorro esteja passando por esse tipo de situação, vale, sim, ligar o alerta! Afinal, as razões podem estar ligadas tanto ao comportamento quanto a problemas de saúde.

cachorro sem comer ao lado de um prato

Cachorro sem comer: principais motivos

“Doutor, meu cachorro não quer comer, e agora?” Essa é uma pergunta que todo médico veterinário lida com frequência. Isso porque a falta de apetite é sintoma para praticamente todos os problemas de saúde. Mas, calma, isso não significa que um cão sem fome é um cão doente.

Seu cachorro não quer comer? Veja alguns motivos para isso acontecer.

  • Dias muito quentes
  • Estresse
  • Ansiedade de separação
  • Problemas de saúde (doenças ou infecções bacterianas, fúngicas ou virais)
  • Mudança de ambiente e/ ou rotina
  • Apetite seletivo

Sem apetite ou apetite seletivo? Investigue!

Essa é uma pergunta crucial que pode te ajudar a resolver o problema. Seu cachorro não quer comer a ração dele, mas demonstra interesse por outros alimentos, especialmente os nossos? Se sim, dificilmente ele está doente, mas apenas com o velho “apetite seletivo”.

Agora, se ele está apático, desanimado, com febre, diarreia, tosse seca ou com outro comportamento incomum e rejeita qualquer comida e água, a falta de apetite provavelmente deve ser por conta de um problema de saúde.

O tal “apetite seletivo” é visto em cachorros que são acostumados a comer alimentos diferentes além da ração. Aquele petisco que você dá em excesso diariamente ou o inofensivo pedacinho de carne, frango ou qualquer outro alimento dado com frequência pode fazer com que ele não queira comer mais a ração.

Em outras palavras, é aquele famoso cachorro “mal acostumado”!

Além do mais, até pode passar pela sua cabeça a chance do seu pet ter enjoado da própria ração. Contudo, saiba que isso é extremamente difícil. Vale conferir nossa outra matéria sobre “Cachorro enjoa de ração?

Quanto tempo um cachorro pode ficar sem comer?

Um cachorro adulto e saudável não pode ficar mais de dois dias sem comer. Graças ao passado caçador, os cães sabem lidar com o jejum naqueles dias que “não conseguem abocanhar uma presa”. Porém, não é recomendado esperar todo esse tempo para buscar ajuda, ainda mais se o seu pet for filhote.

Quando levá-lo ao médico veterinário?

A princípio, a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda em todas situações. Mas caso você perceba que o seu cachorro está sem apetite por 24h e com alguma mudança de comportamento, leve-o o quanto antes para uma avaliação.

O que é bom para abrir o apetite do cachorro?

Para abrir o apetite do cachorro, você pode oferecer algum petisco que ele gosta ou misturar na sua ração. Mas é preciso ter muito cuidado com o excesso para que ele não se acostume a ser “recompensado” toda vez que não querer comer.

Confira cinco dicas para abrir o apetite do cachorro:

  1. Leve-o para um passeio antes das refeições.
  2. Brinque com ele.
  3. Use brinquedos interativos com dispenser para petiscos.
  4. Ofereça petiscos (nunca em excesso).
  5. Misture sachê para cães à ração seca.

cachorro passeando na rua com guia e coleira

Problemas de saúde que fazem o cachorro perder o apetite

Seu cachorro está triste e sem comer? Muito provavelmente a saúde dele não vai bem. A seguir, veja alguns problemas de saúde que provocam a falta de apetite:

  • Doença do carrapato
  • Gastrite
  • Parasitas no organismo
  • Torção gástrica
  • Febre
  • Obstrução intestinal
  • Dor intensa

Como manter o apetite do cachorro?

Para manter o apetite do cachorro em dia, você precisa, basicamente, garantir uma boa saúde, uma rotina de atividades físicas intensa (gasto de energia = fome) e, claro, armazenar a comida dele de forma adequada. Além disso, é importante pedir a ajuda de seu médico veterinário para oferecer uma dieta nutritiva e bem saborosa.

Pronto, agora que você já sabe o que fazer com um cachorro sem comer, vale dar aquela passadinha no Blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.