Obesidade em pets – estudo mostra ligação com fatores genéticos

A obesidade em pets é um tema que necessita muito da nossa atenção, afinal, mais da metade dos cachorros e gatos apresentam sobrepeso ou obesidade, que invariavelmente comprometem o bem-estar dos peludinhos.

Recentemente, Alex German, especialista em obesidade animal da Universidade de Liverpool, declarou em um debate que, assim como os humanos, os pets também podem ter uma dificuldade maior em manter o peso devido a condições genéticas, ou seja, o DNA do seu cão ou gato pode exigir de você atenção redobrada para conseguir controlar o peso do bichinho na balança.

médico medindo a circunferência do gato com fita

Saúde é o que interessa

Se você é um petlover atento às nossas publicações, já deve saber que os quilinhos a mais abreviam a vida dos pets, portanto, desde filhotes os bichinhos precisam de cuidados constantes para se manterem no peso adequado.

Independentemente da gordurinha adicional ser culpa da genética ou não, todo pai ou mãe de pet precisa cuidar para que o seu filho de quatro patas tenha uma dieta equilibrada, uma rotina com exercícios e acompanhamento médico veterinário periódico

A nutricionista de Saúde Pública, Hilda Mulrooney, da Universidade de Kingston, que participou do debate com German, ressaltou a importância de tutores e médicos veterinários nunca perderem de vista que o bem-estar animal depende de uma série de fatores como a alimentação, ambiente, comportamento e a própria condição corporal e genética do pet.

Obesidade em pets – como eu ajudo o meu peludinho?

Um bom começo é procurar a ajuda de um médico veterinário para que ele faça uma avaliação completa do seu filho de quatro patas e indique a melhor dieta para o pet ficar nutrido na medida certa.

Este é o ponto de partida, depois lembre-se de combinar com o restante da família para não oferecer guloseimas fora de hora e também de incentivar o cachorro ou gato a se manter ativo durante o dia – passeios, brincadeiras e enriquecimento ambiental são excelentes pedidas! 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.