Cachorros de pequeno porte

Os cachorros de pequeno porte normalmente são tidos como cães de companhia, mas você sabia que nem todas essas raças foram criadas para esta função? Apesar de pequenos, muitos pets que hoje dividem a cama conosco anteriormente eram utilizados para caça de animais menores como roedores, por exemplo.

Abaixo, listamos cinco raças de pequeno porte e algumas de suas principais características. Confira:

Maltês

De pelos longos e lisos, os malteses são muito amistosos e alegres, mas nem sempre conviveram conosco dentro das casas. Originário da República da Malta, a raça existe desde o ano 500a.c., época em que caçava ratos.

Sempre branco, este cachorro que hoje é de companhia é provavelmente o mais antigo dos cães de pequeno porte, pesando aproximadamente 4Kg e medindo 25cm (cachorros são medidos dos ombros ao chão, em pé, como se estivessem andando).

Poodle toy

Descendente direto do poodle gigante, o poodle toy pesa até 7Kg e mede aproximadamente 28cm. Leal aos seus pais humanos, ele é um ótimo cachorro de companhia, não a toa é um dos mais populares dentre eles.

Criado na França, no século XV, o poodle toy é o menor dos poodles e um dos mais vistos em exposições e concursos até hoje.

É recomendado que seu pelo seja escovado pelo menos uma vez por semana e sua tosa realizada a cada dois meses. Quando muito peludo, ele tende a criar nós.

Yorkshire

Muito pequeno e pesando, em média, 4Kg, o yorkshire mede mais ou menos 23cm e antigamente era utilizado na caça de ratos e texugos. Difícil imaginar que seu pet fazia isso? Basta observar como ele é valente e costuma defender sua casa sem medo.

Seus pelos longos e muito lisos chamam a atenção por onde passam, mas muitos papais e mamães preferem que seu filho de quatro patas desfile por aí com a “tosa bebê”, que facilita a limpeza da pelagem e os deixam mais parecidos com filhotes da raça.

Pug

Selecionado para ser cão de companhia, o pug está entre os seres humanos desde o século XVI, mostrando-se leal e muito afetuoso até mesmo com aqueles que pouco conhece. Pesando até 8Kg, eles medem por volta de 28cm, mas é preciso tomar cuidado para que não ganhem peso em excesso.

Apesar de pequeno, o pug é bem musculoso e robusto. Suas rugas pedem um cuidado especial, uma vez que nunca devem ficar úmidas.

Chihuahua

Brincalhão e normalmente simpático, esse cãozinho que pesa apenas 3Kg é pura alegria! Podendo ser visto nas variações de pelo curto ou longo, o chihuahua foi criado no México no século XIX para ser um cachorro de companhia.

Acredita-se que a raça é uma mistura entre yorkshires e papillons.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.