Diferenças do Lhasa Apso e Shih Tzu

Shih Tzu branco, Lhasa Apso bicolor, Shih Tzu pelo curto, Lhasa tosado… essas duas raças de cachorro são muito parecidas, mas possuem diferenças principalmente no comportamento. Qual é mais inteligente? Qual raça exige menos cuidados e é mais resistente? Qual é a melhor para companhia? Continue a leitura e conheça as principais semelhanças e diferenças entre os cães das raças Lhasa Apso e Shih Tzu.

Mesma origem, funções diferentes

Os cães das raças Shih Tzu e Lhasa Apso são originários do Tibet, localizado no continente asiático. A região conhecida por seus monges, belas paisagens e por ser um dos principais destinos espirituais, também é a criadora de duas das raças mais populares no Brasil e no mundo. Apesar de fisicamente muito parecidos, os cães das raças Shih Tzu e Lhasa Apso foram criados para funções distintas. Enquanto o Shih Tzu é um cão ideal para companhia, o Lhasa Apso surgiu com características de guarda. Apesar de muito dóceis, os cães Lhasa Apso são mais atentos e alertas para a chegada de estranhos. Fisicamente, possuem pelos longos, porte pequeno com algumas variações de tamanho e são braquicefálicos, condição caracterizada fisicamente pelo focinho achatado e os olhos saltados, resultando em dificuldades respiratórias e no controle de temperatura.

Características físicas do lhasa e do Shih Tzu

O tamanho do Shih Tzu varia entre 25 e 27 centímetros, enquanto seu peso oscila de 4 a 8kg. Já o Lhasa Apso pode ser um pouco maior e mais pesado. As duas raças possuem porte pequeno e são as eleitas de muitos brasileiros para viver em apartamentos e casas com metragem reduzida. Tanto o tamanho quanto a pelagem diferenciam de forma sutil os cães das raças Lhasa Apso e Shih Tzu branco e bicolor. Ambos possuem pelagem longa, porém Shih Tzu tem pelos finos, enquanto a pelagem do Lhasa Apso é mais grossa e áspera. Apesar de existir Shih Tzu branco ou preto, a pelagem unicolor é mais comum no Lhasa Apso. Normalmente, os cães da raça Shih Tzu são bicolores com variações em branco, preto, marrom e avermelhado.

As exuberantes pelagens das duas raças, faz com que seus tutores mantenham seus pelos longos, deixando-os mais parecidos fisicamente. Apesar disso, quando comparamos um Lhasa Apso e um cachorro shih tzu tosado percebemos mais diferenças. O focinho achatado e os olhos saltados estão presentes nas duas raças, porém são características muito mais acentuadas no Shih Tzu. O Lhasa Apso possui focinho mais proeminente e olhos menores e mais ovalados.

Mais charme e mais cuidados

O focinho achatado e os olhos saltados dão um charme todo especial para o Shih Tzu e o Lhasa Apso, porém essas características indicam a condição de animais braquicefálicos. Essa condição é definida por algumas diferenças no trato respiratório que dificultam o controle da temperatura corporal e a respiração. Já os olhos saltados aumentam a propensão para doenças oculares exigindo limpezas periódicas e visitas ao veterinário para acompanhamento. Apesar de exigir alguns cuidados especiais, os cães braquicefálicos são saudáveis e podem ter uma vida normal. Entre os principais cuidados estão passeios mais curtos principalmente em dias quentes, a manutenção do bebedouro sempre com água fresca e até a oferta de alguns artifícios para livrar o cãozinho do calor excessivo, como uma piscina para cachorro ou um tapete gelado .

Cachorro Shih Tzu tosado

O cachorro shih tzu tosado com a tosa curta apresenta diferenças físicas mais evidentes quando comparado ao Lhasa Apso. O mesmo vale para os cães Shih Tzu penteados de forma tradicional, caracterizados pelo topete preso no alto da cabeça. O penteado tradicional dos cães Lhasa Apso deixa os pelos soltos pela cabeça e corpo do animal. As diferenças entre a tosa Lhasa Apso e a tosa Shih Tzu fica evidente nas fotos. As duas raças ainda podem receber tosas médias, curtas ou apenas higiênicas, em que os pelos do rosto, patas e região genital têm seu tamanho reduzido.

Shih Tzu pelo curto e longo: comportamento e cuidados

Os cães da raça Shih Tzu são carinhosos, dóceis e amigáveis com animais e crianças, um excelente cachorro de companhia para ficar dentro de casa. Já o Lhasa Apso é mais resistente e encara bem passeios mais longos e algumas horas em parques ou no quintal. Seu comportamento é dócil, porém desconfiado. O transformando-o em um bom cão para alertar a presença de estranhos ou situações suspeitas. O Shih Tzu é mais silencioso, enquanto o Lhasa Apso tem tendência latir insistentemente. Ambos devem ser adestrados para evitar latidos, comportamentos indesejados e, claro, para melhorar a convivência com a família e em sociedade. O adestramento é importante para integrar os cães à rotina e às regras da casa respeitando a dinâmica familiar, além do aprendizado de truques e comandos importantes.

Os cães da raça Shit Tzu exigem alguns cuidados especiais com a alimentação e a higiene. Na Petlove você encontra ração especial para a raça, além de shampoo, condicionador e cremes específicos para Shih Tzu branco, preto e bicolor.

Sobre o autor

Mardem Mesquita

Deixe um comentário