Cachorros irmãos de ninhada podem ter pais diferentes?

Os cachorros são seres únicos e apresentam características bastante distintas um dos outros: tamanho, cor, conformação do focinho e formato do crânio. Ao se deparar com uma ninhada, esperamos que todos sejam similares entre si, porém, se em algum momento da sua vida você conheceu filhotes de cachorros irmãos que eram muito diferentes e ficou curioso porque isso pode acontecer, iremos te explicar tudo a seguir.

Filhotes de uma mesma gestação podem ter pais diferentes?

Além da genética ser algo incrível e surpreendente (fazendo até mesmo com que irmãos dos mesmos pais sejam super diferentes), a primeira coisa que pensamos quando vemos filhotes “gêmeos” com características tão distintas é que eles não são do mesmo pai, mas nem todo mundo sabe se isso é possível de acontecer.

As cadelas produzem vários óvulos de uma só vez e, por isso, normalmente dão à luz a mais de um filhote, mas esse também é o motivo que faz ser possível uma ninhada ter pais diferentes, já que os óvulos ficam disponíveis para fertilização durante todo o cio da cadela, que dura em torno de 10 dias. Esse fenômeno é conhecido como superfecundação e acredite: além de pais diferentes, eles podem ter tempos distintos de gestação, fazendo com que os fecundados mais tardiamente nasçam prematuros.

Enquanto a pet estiver no cio, ela poderá acasalar com mais de um macho, o que pode resultar em filhotes com aparência bem diferente. Ao contrário dos lobos que são monogâmicos, isso acontece porque os cães são polígamos (se reproduzem com mais de um indivíduo). A superfecundação é mais comum em cadelas que vivem em situação de rua, possuem acesso livre a ela ou que vivem em um ambiente com vários machos.

A castração sempre é a melhor opção para evitar prenhez indesejada, maus tratos e abandono.

Como saber se os irmãos da ninhada possuem pais diferentes?

Para ter certeza que os filhotes não vieram do mesmo pai, apenas um teste de DNA poderá te dizer, mas a observação das características da ninhada ajuda na suspeita.

Filhotes serem distintos entre si não significa que eles possuem pais diferentes. Em alguns casos, pode acontecer uma grande variação genética, além de variações que acontecem dentro de uma mesma raça. 

Fale nos comentários se você já presenciou uma ninhada de cachorros com aparência diferente! 

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.