Cães com Megaesôfago

O esôfago é uma parte importante do aparelho digestório, é por onde a comida passa após ser ingerida para ir para o estômago. Tem um tamanho normal que deve ser contínuo em toda sua extensão e quando, por algum motivo, é mais largo do que deveria, é chamado de megaesôfago. Essa dilatação não desejada, ocorre por uma desordem neuromuscular e faz com que os movimentos normais do esôfago, conhecidos como movimentos peristálticos, parem parcialmente ou totalmente. Pode ser classificado como: idiopático, congênito e adquirido.  As raças que costumam apresentar o megaesôfago com maior frequência são Schnauzer, Pastor Alemão, Dogue Alemão, Golden Retriever e Setter Irlandês.

Todos os direitos reservados a thsntht

Cães com Megaesôfago

Um cãozinho com megaesôfago pode apresentar regurgitação, ter dor ao deglutir, dificuldade em engolir, salivação excessiva e alteração de apetite.  Embora os sinais sejam variados, o que mais facilmente será notado pelo proprietário será que pouco depois de comer o bichinho regurgita tudo. Com isso, o animalzinho vai emagrecendo muito. Às vezes ele começa a tentar torcer o pescoço, para poder conseguir engolir o alimento.

Ao chegar à clínica e ser devidamente examinado, uma pneumonia secundária à aspiração de alimentos pode ser diagnosticada. O aumento do esôfago pode ou não ser notado à palpação ou radiografia, logo, a endoscopia é uma das alternativas de exame, para se visualizar o esôfago dilatado com maior precisão. Exames de sangue, bioquímicos séricos e a exames de urina podem ser realizados para se pesquisar possíveis causas secundárias de megaesôfago.

O tratamento, quando secundário, deve ser iniciado tratando-se a causa da dilatação. Se o megaesôfago for idiopático ou congênito, apenas o tratamento paliativo é feito. A alimentação deve ser dada de maneira que o cão fique com as patinhas da frente mais alta do que as traseiras. O comedouro pode ser colocado, por exemplo, em uma escada, que permita que o cão se apoie com as patas da frente e deixe a cabeça o e pescoço mais alto e mais reto. A alimentação deve ser pastosa. Recomenda-se a ração úmida misturada à água, na proporção de um pra um, deixando a comida bem mole. Alguns casos requerem a colocação de uma sonda gástrica para nutrição e hidratação.

O prognóstico é demorado e o tempo de vida do animal dependerá da sua condição física, nutricional e também da idade. Os cães precisarão de muito carinho, atenção e cuidado do dono, para ter uma vida longa e feliz garantida.

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

78 Comentários

  • PARTICIPO DE UM GRUPO DE WHATZAP, SOBRE MEGAESOFAGO, CAUSAS DO MEGAESÔFAGO, DICAS E MANEJO, E MELHORES FORMAS DE TRATAMENTO , DESCOBRINDO-SE PRIMEIRAMENTE A CAUSA. EH SO CHAMAR NO WHATZAP, QUE ADD. ZAP 21 998 244 391

  • Temos no Whats um grupo sobre o megaesofago apenas clique no link que sera direcionado https://chat.whatsapp.com/KYWO1ftBs3f6XWTLvsGmmI Esse é o link do nosso grupo no whats de megaesofago canino 😉
    * Lembrando que aceitamos apenas pessoas com caes diagnosticado por um veterinario com megaesofago esse grupo nao é de veterinarios e nem tem intuito de passar medicamentos é apenas um grupo de aito ajuda troca de experiencias e manejo comportamental

    • Boa tarde!
      Qual exame vc fez pra diagnosticar o megaesofago?
      Já passei por vários veterinários, exame de sangue e ultrassom abdominal e tratamentos como gastrite, infeccão, etc…mas nada resolveu. Meu marido que achou esse site e estamos achando que pode ser isso, mas estamos dando comida líquida pra ele, mas mesmo assim ele regogita tudo….já emagreceu muito…está assim há 4 meses..

      • Bom dia Eloa.
        Tenho uma pointer inglês que está com megaesofago
        e seus sintomas são os mesmos do seu cão. Deves pedir uma endoscopia
        para ele, o que vai demonstrar se ele tem o problema (pode ter mais de um). Ele deve comer levantado, com as patas traseiras no chão e as dianteiras elevadas, talvez uma escada. Como você vai encontrar um exemplo de comedouro para cão com megaesofago no petlove na internet http://www.petlove.com.br/ coloque ” imagens comedouro para cães com megaesofago.” Aí vais ver como ele pode comer. E a ração deve ser amolecida num potinho com água suficiente para ela amolecer, por duas horas. A porção diária deve ser dividida em quatro horas. Mas quem pode te orientar melhor e ver se é assim mesmo para teu cão é uma veterinária. Aí vais ver como ele pode comer.

  • Olá tbm gostaria de ser adicionada no grupo. Minha pipoca recebeu o diagnóstico de megaesôfago ontem ainda estou meio perdida trocar informações seria muito bom. 042 98831 9202. Obrigado

  • Tenho um SRD bem grande com jeitão de pastor, 5 anos, que pesava uns 30kg e de um ano para cá, começou a perder peso e vomitar ração (eu achava que era vômito) ele vivia com seus 04 irmãos de ninhada, todos enormes no pátio de casa e só recentemente separamos o “Sharpito” do grupo e começamos a observar mais atentamente seu problema. Nenhum veterinário acertava seu diagnostico, sempre o tratando de gripes, que na verdade eram as pneumonias causadas pela aspiração de água. Pesquisei muito na Internet e descobri por conta própria qual deveria ser seu problema, colocando “regurgitar” ao invés de vomitar no google. Descobri esse site e outros tantos. Levei na clinica para fazer mais um exame de imagem, e aí sim, se constatou o problema de verdade. Fazem uns seis meses que começamos o seu tratamento especial. Construímos 2 cadeiras de alimentação, sempre tentando melhorar sua permanência de pelo menos 40 minutos após a alimentação. No nosso caso, precisamos deixá-lo bem vertical, o que não é fácil prum cão de porte grande, que agora pesa 21 kg apenas (pesava mais de 30 antes). Alimentamos com ração premium moída no liquidificador, adicionada de água e vitaminas liquidas ocasionalmente. A ração pastosa de latinhas por vezes adicionamos na mistura, mas sempre numa consistência bem pastosa. Hoje, alimentamos ele 3x ao dia, de 4-5 horas de intervalo, com pelo menos 40 minutos de posição ereta na cadeira. Nosso problema ainda é o regurgito noturno, e para isso estamos construindo uma nova cama de espuma injetada com elevação de pelo menos 30º, só que vamos precisar prender o Sharpito com tecido maleável para que ele fique pelo menos umas 5 horas de sono na posição inclinada. Só erguer a cabeça com travesseiros não adianta muito.Dá trabalho, mas os dias em que ele fica sem regurgitar, seu pelo fica lindo, seus olhos brilham, sua disposição para brincar com a galera é outra e é essa a recompensa que buscamos! Qualquer coisa que eu puder ajudar, contem comigo, mas fica uma dica: cuidem com a água. Um cão precisa de apenas 20-30ml por kg/dia conforme sua atividade diária, mas o excesso da mesma pode agravar/causar a pneumonia caso ele beba de forma errada. Nós administramos a água com uma seringa de 10ml, aos poucos, na língua dele (que é aonde ele percebe e se sacia com a água) após as refeições e tem dado ótimos resultados. Apenas um relato de 6 meses de aprendizado, testes e batalhas, mas sempre recompensadas com um beijão e carinho enormes do Sharpito!

  • Pessoal, tenho um lindo dash de 8 anos que tem megaexôfago. Foi diagnosticado quando ele ainda tinha menos de 2 anos. A luta é diária mas vale a pena. Agora o problema se agravou, mas com muito amor ele está indo. Recomendo, se é que posso dizer isso, que sintam com o que seu pet se dá melhor. Cada cão se adapta e cria uma forma de conviver com a doença. Passei pela cadeirinha, comida pastosa, petprazol, motilium, vonal e agora estou no Cerenia pois agravou bastante o caso dele. Mas agradeço todos os dias (e muitas noites em claro) que meu muito especial filho passou comigo. NÃO DESISTAM!!!!!

  • Pessoal criamos um grupo no whats para troca de experiencias ,tem dado super certo ,todos os dias são adicionadas pessoas novas , o megaesôfago é uma doença bem mais comum que imaginamos em diversas raças e idades… o grupo nao tem intenção de indicar medicamentos e nem tratamento , é apenas um grupo de troca de experiencias e manejo comportamental que aplicamos no nosso dia a dia e não deixa de ser um grupo e auto ajuda maravilhoso onde um apoia o outro nessa luta que é o megaesôfago… 011 991174273 lembramos sempre que temos dias bons outros ruins porem o importante é nunca perdemos a fé e esperança nessa luta e tentarmos dar a nossos peludos a melhor qualidade de vida possível 🙂

  • Bom dia pessoal. Meu York tb foi diagnosticado com megaesofago e, de quebra, pneumonia aspirativa, infecção bacteriana, gastrite, esofagite e Aerofagia. Nunca, jamais vou desistir dele. Ainda está internado, alternando dias bons e ruins. Está magro, mas com muita fé em Deus vou salva-lo. Todos os sintomas descritos ele tem ou teve. Alguns já diminuíram. Cuidado é tudo. Li q vários tem interesse na cadeirinha. É muito simples. Peguei modelos na internet e adaptei a minha necessidade. Mandei fazer num marceneiro, bem simples, barato e rápido. Posso mandar fotos se quiserem. Só m pedirem ou m add no grupo se este foi criado. Jamais desistiremos de darmos uma vida saudável e alegre para esses nossos filhos, que são melhores que muita, mas muita gente. Fé em Deus, Ele não nos abandonará jamais. 54-9.8404.4000. Evandro.

  • Bom dia pessoal. Meu York tb foi diagnosticado com megaesofago e, de quebra, pneumonia aspirativa, infecção bacteriana, gastrite, esofagite e Aerofagia. Nunca, jamais vou desistir dele. Ainda está internado, alternando dias bons e ruins. Está magro, mas com muita fé em Deus vou salva-lo. Todos os sintomas descritos ele tem ou teve. Alguns já diminuíram. Cuidado é tudo. Li q vários tem interesse na cadeirinha. É muito simples. Peguei modelos na internet e adaptei a minha necessidade. Mandei fazer num marceneiro, bem simples, barato e rápido. Posso mandar fotos se quiserem. Só m pedirem ou m add no grupo de foi criado. Jamais desistiremos de darmos uma vida saudável e alegre para esses nossos filhos, que são melhores que muita, mas muita gente. Fé em Deus, Ele não nos abandonará jamais. 54-9.8404.4000. Evandro.

  • ola minha pit bull foi diagnosticada com mega esofago, ainda estou entendendo melhor a doença, se houver um grupo gostaria de que me adicionassem, preciso muito de ajuda… ela está muito fraca, ficou internada 10 dias para curar a pneumonia secundária e em seguida teve um avc. Preciso de ajuda com dicas, pois está sendo uma grande dificuldade com a alimentação e tb qdo bebe agua. Estamos tendo dias bons e outros bem ruins. Meu whats 11 95296 01 62. Meu nome Luciene Marinho

  • Pessoal criamos um grupo no whats para troca de experiencia , o grupo nao tem inteção de indicar medicacamentos e nem tratamento , é apenas um grupo de troca de experiencias e manejo comportamental que aplicamos no nosso dia a dia … 011 991174273

  • Tenho uma Chow Chow de 2 anos e descobri faz 3 dias que ela tem megaesôfago, faz dois dias que estou dando comida com ela em pé e até agora ela não vomitoucomida, mas a água está sendo um problema, instalei um bebedouro na parede e mesmo ela subindo num degrau para beber, logo em seguida ela bonita água com uma espuma branca, alguém passa por isso tb?
    Obrigada

    • entao o meu tbm vomita muito essa espuma quando esta agitado , e quando e quando bebe muita agua e rapido o ideal é tentar da a agua na rampinha e depois levantar ela por alguns minutos eu deixo o meu de pé seguro sempre que dou agua pq a agua sempre volta….

  • Minha cachorrinha de 4 meses tem megaesofago. Demorou muito até o diagnóstico. ela está muito magra. Existe alguma comida caseira que eu possa preparar que seja hipercalórica além do suplementos com recovery?

    • Jessica da a racao umida o meu tbm tem :/ ele quase morreu ficou pele e osso o meu só se alimenta em cima de uma rampa ele fica mais de pé para tomar agua tbm e agora estamos dando racao especial para problemas digestivos e sempre umida na agua

    • O meu cachorrinho é vira lata e descobri que ele tem mega esôfago com 45 dias! Ele realmente quase morreu, foi um milagre! Deus mesmo! Eu dei até ele completar 3 meses a papinha desmame da premier. Ele sobreviveu e está aprontando todas, agora ele tem 3 meses e vou ração úmida e revezo com franguinho, beterraba, arroz, cenoura e inhame tudo triturado no liquidificador…

  • Descobri a doença em minha cachorrinha a 3 anos e me aperfeiçoando a cada dia a vida dela é totalmente normal!!!suas refeiçoes sao a base de legumes e arroz integral e musculo muido tudo triturado ate formar uma pasta!!! Depois a seguro nos braços por 15 minutos ate a digestao se completar!!gostaria muito de trocar esperiencias com outras pessoas q tem esse probleminha com seu caozinho

    • Olá Rosa, eu também tenho uma cadelinha com megaesôfago. Ela é uma Yorkshire de 7 anos. Se alimenta exclusivamente com ração própria para a raça dela e depois de cada refeição eu a seguro nos braços por meia hora. Às vezes ela até arrota. Porém, mesmo tendo esses cuidados, não é garantido que não haja regurgitação. Até quando ela bebe água acontece. Já tentei colocar a ração em uma superfície mais elevada deixando ela com as patas dianteiras mais elevadas mas ela retira a ração e come no chão. Já deixei a ração mais pastosa mas mesmo assim não adiantou. Tenho percebido que com o passar dos anos o quadro vem piorando.

    • Oi rosa, descobri a pouco tempo que minha cadela esta com esse problema, como não conheço nada a respeito desse assunto preciso de ajuda. .vc poderia me dar alguma dica que melhore a qualidade de vida de minha cachorra? Ficarei muito grata

  • Boa noite dr. Marcio Tenho um Pitt Bull está com problema no esofago precisa de uma cirurgia pode me indicar em São José dos campos uma clínica nesta especialidade?

  • Meu cãozinho foi diagnosticado com divertuculo de Zenker tem que fazer a cirurgia porem não estou encontrando um veterinário que possa fazer
    Alguém pode me ajudar ?

    • O ideal é consultar com um vet e ver a possibilidade de vc fazer uma dieta caseira….a minha come 600gr de arroz + 200gr de peito de frango + um pedaço de cenoura (q cozinho no arroz) tudo isso batido no liquidificador

      • Meu nome é Telma tenho uma cachorrinha de cinco anos de idade de maio do ano passado ela apresentou um problema nos olhos após uma mordida de outro cachorro ela teve úlcera de córnea e uveit e após medicada e já está melhor ela apresentou muita tosse, engasgo, revisitação e escorre como se tivesse algo na garganta então foi diagnosticada que ela tem megaesofago então tomei todas as providências para ela ficar bem, mas ela tem dias que passa muito mal, sendo que a noite ela dorme bem só acorda 10 da manhã na hora da primeira refeição, só fico pensando sera que é mesmo megaesofago? Ou será outra doença? Que ainda não foi descoberta? Só tem uma coisa quando ela está com engasgo eu pego no colo e começo a bater de leve nas costas dela e ela dar um arroto e o que ela sente passa se for possível me add no grupo meu numeral 91987247452

  • Boa tarde Dr. Márcio! meu cão foi diagnosticado com megaesofago. Sei que o ideal é oferecer a alimentação em um local em que ele possa ficar com as patas dianteiras mais altas, mas meu cão é amputado de uma pata traseira e fica muito difícil para ele ficar nessa posição. Comprei um comedouro regulável e mantenho a comida e a água em uma posição mais alta, de modo que ele tenha e levantar um pouco a cabeça para comer. Sei que isso não resolve muito, mas é a forma que encontrei para ajuda-lo. Alguma outra dica?

Deixe um comentário