Seu pet está acima do peso? Infelizmente, ele faz parte das estatísticas

Um estudo recentemente divulgado pela Waltham Centre for Pet Nutrition revela que nossos cachorros e gatos estão cada vez mais gordinhos. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, o mais preocupante é que a maioria dos pais de pets não faz ideia de que seus peludos estão acima do peso.

Muitos dos entrevistados, inclusive, se mostraram surpresos quando souberam que nossos animais de estimação também podem desenvolver doenças graves como diabetes e problemas articulares por conta do sobrepeso.

Algumas vezes pode ser difícil para determinadas pessoas negar um pedacinho de comida humana quando eles nos fazem aquele típico olhar de quem quer comer, mas a verdade é que se cedermos sempre que eles fizerem isso, os quilos extras chegarão mais cedo ou mais tarde.

Amor e alimentação

Nós, humanos, temos uma tendência a relacionar comida com afeto e, por vezes, podemos pensar que nossos filhos de quatro patas irão nos amar mais (ou menos) quando decidimos se iremos conceder ou não este tipo de agrado. Tutores brasileiros, chineses, russos e estadunidenses foram ouvidos e verdade é que, destes, 59% tinham cães com sobrepeso e 52% eram tutores de gatinhos mais fofinhos do que o esperado.

Apesar da maioria afirmar que alimenta seus animais com ração, 54% disseram que costumam dar “petiscos” durante suas próprias refeições e 22% contaram que dão mais comida propositalmente para que os pets se sintam felizes. Dos participantes, apenas 20% revelaram pesar a quantidade de ração oferecida para seus cães e gatos, enquanto mais de 80% admitiram seguir a popular medida do “olhômetro”.

Como manter o peso do seu pet em dia

Para evitar que nossos filhos peludos tenham problemas decorrentes da obesidade ou do sobrepeso, o ideal é sempre estimulá-los a fazerem atividades físicas e controlar sua alimentação. Como cachorros e gatos que vivem em domicílio dependem exclusivamente de nós para comer, é nossa responsabilidade cuidar de tudo o que colocamos em seus potes e de todos os petiscos que oferecemos para eles.

Caso queira agradar seu pet, escolha entre as diversas opções especialmente elaboradas para animais e sempre siga as orientações do seu médico veterinário de confiança e da embalagem do produto.

 

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, quatro gatos e 11 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos. Hoje, é Coordenadora de Conteúdo Veterinário da Petlove.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.