Câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero

Câncer em cachorros e gatos o câncer de útero

Os animais também sofrem de muitas doenças que nós, humanos, sofremos, como o câncer, por exemplo. Infelizmente o câncer em cachorros e gatos é bastante comum, e deve ser tratado com enorme cuidado. Hoje vamos falar sobre um tipo específico de câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero.

Câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero

O câncer de útero é um tumor hormônio-dependente, ou seja, é estimulado por hormônios. Entre os tumores deste tipo, o mais comum é o tumor de mama (com incidência três vezes maior nos animais, do que na mulher). Tumor de ovários e útero são menos frequentes e atingem principalmente fêmeas idosas.

Causas do câncer de útero em cadelas e gatas

As causas estão ligadas à ação hormonal e fatores genéticos. Ou seja, uma cadela ou gata não castrada recebe uma carga alta de hormônios no período do cio e, com o passar dos anos, durante muito tempo se expondo a esses hormônios, células neoplásicas podem ser estimuladas no sistema reprodutor. Além disso, inflamações na vulva ligadas ao período do cio e infecção no útero também levam a indução de células tumorais. Se uma descarga hormonal natural já pode causar tumor, imagine quando se administra hormônios exógenos, como o anticoncepcional! Procurada como alternativa para não castrar o animal, alguns donos procuram recorrer a este método que não traz nenhum benefício ao animal, sendo quase certeira a chance de desenvolver tumor de mama, útero ou ovários (principalmente em gatas, onde a chance de desenvolver tumor de mama é muito maior e com caráter maligno).

Sintomas do câncer de útero em animais

Os sinais não são específicos e, por isso, a doença é descoberta após exames de imagem. Com o desenvolvimento da doença, o animal se torna apático e tem falta de apetite. Pode haver aumento de volume abdominal e corrimentos vaginais sanguinolentos (com sangue) ou não. Neste caso, observa-se o animal lambendo a região da vulva com frequência para se limpar.

Tratamento para o câncer de útero em animais

A extração cirúrgica com o envio do material para análise (biópsia) é importante para diagnosticar o tipo do tumor e seu grau de malignidade. A partir do resultado, o veterinário oncologista decide se será necessário fazer sessões de quimioterapia.

Prevenção do câncer de útero

O único método para prevenir os tumores hormônio-dependentes é a castração precoce. Portanto, caso não haja a intenção de reprodução, castre sua cadelinha ou gatinha antes do primeiro cio (até o sétimo mês de vida). Lembrando que o método de medicação contraceptiva é extremamente cancerígena para os animais, não podendo nunca ser cogitada. É melhor optar pela cirurgia de castração, desta forma estará prevenindo esta e outras doenças causadas pela ação dos hormônios reprodutores.

www.centroveterinariocambui.com.br

 

 

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

9 Comentários

  • ola, tenho uma cadela qua achei na rua recem nascida. hoje ela tem 11 anos. ja é castrada. o problema é que a um ano mais ou menos, apareceu varios caroço pelo corpo sendo que 2 estão no pescoço que parece estar afetando a respiração dela,não tenho condições de leva-la ao veterinario tenho quase certeza que não é coisa boa, estou bem apreensiva o que me sugeri ?

  • Minha gatinha tinha bola na mama ela estorou ta cm cheiro forte de cebo amarelado ta bem aberto o buraco n tenho condições de leva ela em veterinário estou arrasada como posso cuida tirar esta mal cheiro .Por fvr m ajud

  • a minha cachorra ela velha é ela ta com cancer de uteros fica saindo sangue ela fica lanbeno depois que eu vi que ela tava doente eu levei ela para o medico castro ela a cachorro ficou melhor um mes depois voltou o que eu faço eu não quero que ela fique doente eu amo ela por favor me ajuda

  • Bom dia, não castramos nossa gatinha e hoje ela tem 3 aninhos.
    Gostaria de saber se tem algum risco de fazer a cirurgia de castração?
    A mesma é da raça persa

  • Bom dia! Tenho uma cadela SRD com 6 anos, a dona dela mudou de cidade, e a Meg ficou comigo. Ela não é castrada porque teve reação a anestesia. Ela já teve 6 gestações. Começou um sangramento com mal cheiro. Passeio no veterinário ele pedido um exame Neoplasia Vaginal. Resultado: Sugestivo de tumor venéreo Transmissível associado a processo inflamatório supurativo bacteriano. O veterinário receitou Amoxicilina+clavilanato de potássio 500 MG para tomar durante 10 dias. E pediu que eu a levasse a um oncologista para demais procedimentos. Só que não tenho condição para fazer particular, a quimioterapia custa caro. Voltei a dar o antibiótico para ela de 10/10 dias, só que não está fazendo mais efeito. Ela se alimenta bem. Gostaria de saber se tem como fazer uma cirurgia nela. Pq ela fica sangrando, fora o mal cheiro junta mosca.

  • Minha cadela tem 8 anos e ta saindo um corrimento dela muito forme e com mal cheiro,e sai muito e assim que sai em uns 2 minutos já tem formigas ao redor.Ela era gordinha e emagreceu rapido e também não quer se alimentando de nada.Gostaria de saber oq ela tem,por favo e urgente ela ta mal mesmo.!!!!!

  • Oi cuido de um animal de rua cadela e ela foi diagnosticada com cáncer a un año atrás, fez uma secao de quatro quimioterapias melhorou do quadto debilitante que ela estava. Mas agora voltou tudo de novo. Por ser de rua fica dificil trata-la. O que esta saindo de dentro dela cheira a podre. Estou pensando ña eutanasia pra acabar com o sofrimento dela, o que fazer? Nao tenho condicoes de fazer alem do que ja fiz.

    • Sinto muito por essa cadelinha estar doente e considero a eutanasia um grande ato de amor , nao e todo mundo q assume a responsabilidade de encurtar a vida de um animal .
      Se nao pode cuidar dela , sou a favor de eutanasia-la .
      Seja forte e va em frente , nao a deixe sofrer e ficar esposta aos horrores das bicheiras q podem come-la viva.
      Vc pode salva-la desse sofrimento.
      força e grande abraço

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.