Procurar saber mais sobre a saúde dos gatos é uma ótima maneira de evitar cair em pegadinhas ou acreditar em falsas informações. Uma dessas conversas fiadas, por exemplo, é a de que, uma vez castrado, o gato ou a gata teria muitas dificuldades em socializar com outros animais, passando até a evitá-los.
Pura bobagem! Além de não “isolar seu gato do mundo”, a castração é super indicada para evitar problemas como tumores, infecções urinárias, ninhadas indesejadas, disputas territoriais, além de tentativas de fugas para conseguir algum parceiro sexual.
Pode até facilitar relações
Nunca é demais lembrar que o procedimento de castração consiste na retirada dos ovários e útero das gatas e dos testículos dos gatos. Os bichanos então ficam impedidos de se reproduzirem e passam a contar com uma diminuição dos hormônios sexuais.
Com estes hormônios em baixa e a libido também diminuída, é natural que os peludinhos apresentem um comportamento mais tranquilo e dócil, já que a busca instintiva por um namorado(a) não existirá. Portanto, em vez de prejudicar a relação dos gatos dentro do ambiente doméstico, a castração pode até ser bastante benéfica, pois ajuda a evitar conflitos, sejam eles por disputas amorosas ou pela liderança de território.
Como a gente já comentou em outra oportunidade, cada animal tem o seu próprio temperamento e a maneira como cada um lida com outro pet não dá para ser prevista muito menos ser encarada como uma regra, independentemente de castração, raça, porte ou idade que o gato tenha.
O que nós gostamos de indicar é que a castração felina seja feita quando o bichinho ainda é filhote (e com a devida orientação médica veterinária), pois assim os riscos já citados podem ser minimizados. Além disso, uma socialização precoce e bem feita ajuda muito os gatinhos a crescerem saudáveis tanto física e mentalmente, garantindo não só o bem-estar deles, mas também de toda a família.
Se você precisa de ajuda para prevenir ou ajustar algum comportamento indesejado no seu gato, procure um médico veterinário especializado em comportamento felino. Aposto que você não irá se arrepender!
Deixe um comentário