Como exercitar gatos com sobrepeso

Quer o seu gato com mais disposição e saúde? Então esqueça, definitivamente, aquela figura do felino doméstico que circula em câmera lenta, vive tirando um cochilo e passe a incentivar o pet a praticar mais exercícios, principalmente se seu pet já está com uns quilinhos a mais.

Pode até ser que o seu gato exija um esforço maior para mudar o estilo de vida, mas com paciência e dedicação, você tem tudo para conseguir bons resultados! Veja a seguir algumas sugestões que nós listamos para te ajudar a exercitar o seu pet obeso ou com sobrepeso.

Gato-brincando-Petlove

Brinquedos

Não adianta falar “Meu gato não gosta de brinquedo”, se você não brinca junto com o peludinho ou faz um tempão que não oferece um atrativo novo para ele. A brincadeira é uma excelente maneira de fazermos os pets gastarem energia, então, visite o nosso petshop online e confira todas as opções de brinquedos para gatos.

Se estiver aberto(a) a sugestões, posso indicar a “bolinha peteca” LMC, a sempre pedida varinha com bolinha e o kit Home Pet que vem com seis itens sortidos. Essas são ótimas opções com custo-benefício e os Assinantes Petlove ainda ganham um descontão de 10%!

Desperte o caçador

Instintivamente, o seu gato nasceu para ser um caçador (e dos bons), por isso, dar a ele a chance de ser um “perseguidor implacável” fará ele ficar ativo por mais tempo, gastar mais energia e manter ou perder peso de forma natural.

Como fazer? De diferentes maneiras, com o laser da Pet Games, para fazê-lo correr do sofá para a porta e depois até a cozinha; com o ratinho de corda, para fazer o peludinho caçar até debaixo do sofá e da mesa; ou com a sempre bem-vinda bolinha de corda, que é diversão para a família inteira. Mas atenção, não esqueça de recompensar o bichinho com um elogio e um pouquinho de petisco para mantê-lo motivado. Esse snack da Hana Healthy é uma ótima opção de agrado, pois é enriquecido com vitaminas, prebióticos e ainda auxilia o trato urinário.

Arranhadores

Novamente você pode e deve apelar para os instintos felinos para garantir mais qualidade de vida ao seu gato obeso ou com sobrepeso. Ter diferentes arranhadores em casa é uma ótima pedida e todo médico veterinário recomenda, afinal, não se trata só de afiar as unhas, mas também de manter o corpo em movimento, demarcar território e aliviar o estresse.

Clique aqui para conferir o post que explica direitinho os formatos de arranhadores existentes e ainda te dá algumas sugestões para você receber adquirir e receber o produto em casa. Se o seu gato não se mostrar muito afim de trocar o sofá pelo arranhador num primeiro momento, dá até para apelar e fazer uso do catnip para atrair a atenção do peludinho :).

Não deixe de propor uma vida com mais movimento e saúde ao seu gato, mantenha os check-ups em dia e converse com o médico veterinário sobre como tratar ou prevenir o sobrepeso e a obesidade, que colocam a vida dos nossos bichinhos em risco. Fale com ele também sobre as possíveis restrições que um pet acima do peso pode ter, como problemas articulares, por exemplo, para saber quais as atividades mais indicadas neste momento.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

1 Comentário

  • Amei essas dicas, o Jorge engorda e emagrece com frequência, mas demora mais para emagrecer do quê para engordar, ele já tem um arranhador natural, mas não usa ele; a dica do catnip é ótima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.