Catnip: a erva do gato

Catnip, erva do gato, erva gateira e catária são alguns dos nomes usados para nos referirmos à Nepeta Cataria, uma planta que pertence à família do hortelã, famosa por deixar os gatos e outros felinos alucinados. E quando falamos de felinos, estamos falando também dos de grande porte, como tigres e leões, não apenas os nossos queridos gatos domésticos. O Catnip desperta a curiosidade de muitos pais de pet e com razão, já que seu uso resulta em comportamentos inusitados por parte do gatinho. Você pode saber mais sobre essa planta gateira a seguir.

O que é Catnip?

Como foi mencionado, a erva gateira é uma planta chamada Nepeta Cataria, uma herbácea da família do hortelã nativa da Europa e Ásia. Ela já foi muito usada pelos humanos para fazer chá e por seus efeitos terapêuticos capazes de aliviar a ansiedade, diminuir náuseas e acalmar. A observação dos efeitos que essa planta causava nos felinos fez com que ela se popularizasse entre os gateiros de plantão e hoje em dia é usada como complemento do enriquecimento ambiental. 

Como funciona a erva do gato?

O Catnip possui um óleo em sua composição que é o nepetalactona. Essa substância entra pela cavidade nasal dos felinos e induz receptores que ativam os neurônios sensoriais do bulbo olfatório, chegando até o cérebro e estimulando regiões como a amígdala e hipotálamo. A amígdala tem diversas funções, mas uma delas é intermediar as informações vindas do bulbo olfatório, projetando respostas comportamentais. Já o hipotálamo atua fazendo com que hajam respostas neuroendócrinas estimulando um comportamento parecido com o de gatas no cio. 

Quais são os efeitos do Catnip?

Todas essas estruturas mencionadas anteriormente fazem parte do sistema límbico, responsável pelas emoções e memórias. A medida que a nepetalactona atinge essa região, faz com que os gatinhos expressem uma variedade de comportamentos, como correr, se esfregar nos objetos e rolar no chão. Cada gato pode expressar um comportamento diferente perante ao Catnip, alguns ficam mais calmos e carinhosos e outros ficam mais agitados e brincalhões. O efeito dura aproximadamente 15 minutos e o felino fica “imune” ao Catnip por cerca de 30 minutos.

Alguns gatos podem ficar mais agressivos, então, é importante conhecer o seu pet e observar como ele age com o uso da erva. Caso tenha mais animais em casa, pode acontecer brigas entre eles e se isso for recorrente, é indicado cessar o oferecimento da erva do gato.

Já foi comprovado que a erva do gato não afeta os gatinhos filhotes até que eles atinjam a maturidade sexual e que a resposta à essa planta é hereditária: 70% a 80% dos gatos irão apresentar resposta ao entrar em contato com o Catnip. Apenas felinos apresentam respostas ao catnip. Cachorros, humanos e outros animais não apresentam resposta quando expostos à substância.

O Catnip faz mal ou vicia?

A erva do gato não faz mal e nem causa dependência nos gatos, mas é necessário saber ofertar a quantidade ideal e não exagerar na dose. Por se tratar de uma planta segura, alguns gatos podem ingeri-la, sendo até benéfica para o trato digestivo. Porém, o seu excesso pode causar náusea, vômitos e diarreia. Na dúvida, consulte o médico veterinário do seu gatinho antes de ofertar.

Como ofertar Catnip aos gatos?

É mais comum encontrar Catnip na forma seca, mas você também pode cultivar a planta ou usar sprays com a substância. Use-a em brinquedos como penas, arranhadores ou até mesmo no chão. Você pode utilizar ratinhos recheados com Catnip ou então utilizar o brinquedo preferido do seu pet para esfregar um pouquinho da erva nele. 

Conte para nós aqui nos comentários quais são os efeitos que o Catnip tem no seu gatinho!

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.