Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Cidade na Alemanha proibiu gatos em vias públicas

Recentemente, uma cidade na Alemanha proibiu gatos em vias públicas e isso gerou bastante polêmica entre tutores e protetores de animais da região. A medida ocorreu na cidade de Walldorf para proteger a espécie do pássaro cotovia-de-poupa, conhecida por seu canto melodioso, que está presente na Europa durante todo o ano. 

ave cotovia-de-poupa em cima de uma pedra com paisagem de fundo - Cidade na Alemanha proíbe gatos de transitarem por via pública

A cotovia-de-poupa tem uma característica bem diferente das demais aves na hora de montar o ninho para seus ovos. Ao invés de deixar o ninho seguro no topo de um galho de árvore, essa espécie monta seus ninhos no chão, mais comumente próximo à áreas de construções civis, o que as torna presas fáceis para gatos e outros animais.

A medida que surgiu como uma forma de preservar a espécie cotovia-de-poupa proíbe que os gatos que possuem casa transitem pelas ruas no período em que a ave está nidificando, de abril até agosto, pelos próximos três anos. Quando o filhote da ave nasce, não consegue voar, por isso, fica vulnerável.  A Lei só se aplica ao lado sul da cidade, que é onde esses pássaros costumam montar seus ninhos. 

Quem não respeitar a medida pelos próximos três anos e deixar o gato sair de casa, terá que arcar com multas que podem acabar pesando bastante no bolso: cerca de R$ 2.500 para quem deixar o pet solto e aproximadamente R$ 257 mil se o felino acabar matando uma cotovia-de-poupa.

É importante ressaltar que a Lei não proíbe totalmente que os gatos transitem na rua, existem ressalvas, se o gato estiver acompanhado do tutor e em uma coleira, ele ainda pode passear pelas ruas de Walldorf.

Vale lembrar ainda que, como Petlovers, não incentivamos que os gatos domésticos tenham vida livre e acesso à rua, pois quando saem, ficam expostos a doenças, podem se envolver em brigas com outros animais, além de poderem ser vítimas de acidentes e maus tratos. 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Vanessa Santos

Estudante de Publicidade e Propaganda, mãe de um Pug muito preguiçoso chamado Harry e aspirante à escritora que é apaixonada por criar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.