Coelhos: Boa Opção Para Ser Um Animal de Estimação

Peludos, fofinhos e muito bonitinhos, os coelhinhos podem ser ótimos animais de estimação, desde que o futuro dono esteja preparado para isso. Companheiros, inteligentes e silenciosos, os coelhos podem ser criados em casa ou em apartamentos, desde que tenham espaço para se movimentar. Afinal, o bichinho não pode passar a vida inteira em uma gaiola.

Alguns direitos reservados por Dalboz17

“Na hora de dormir, a melhor opção para evitar qualquer fuga dos bichinhos são as gaiolas e habitat especiais para coelhos.”

Os coelhos aprendem as coisas com facilidade e ao contrário do que se pensa, reconhecem as pessoas. Com paciência, o dono também pode ensiná-los a fazer suas necessidades em um cantinho determinado, simplesmente umedecendo as “bolinhas” do bichinho em um local para indicar que ele deve fazer suas necessidades ali. Existem outras técnicas para mostrar o local correto para o coelho fazer suas necessidades, como usar a areia para gatos tendo como benefício diminuir o cheiro da urina dele, que é muito forte. Com o tempo, mesmo com a limpeza adequada o odor característico desse cantinho fará com que ele aprenda a fazer tudo lá.

Na hora de dormir, a melhor opção para evitar qualquer fuga dos bichinhos são as gaiolas e habitat especiais para coelhos. Além disso, é indicado que nesse espaço contenham comedouros e os bebedouros, com água limpa e fresquinha. Para alimentá-lo, além de ração peletizada específica para coelhos, é recomendado oferecer frutas e verduras lavadas e bem frescas e trocadas varias vezes ao dia. Outra coisa muito importante na alimentação desses pets, é que eles precisam roer algo mais duro para desgastar os dentes, como brinquedinhos de madeira, bloquinhos de alfafa entre outros, pois os coelhos fazem parte de um grupo de animais chamado de lagomorfos, que mantém os dentes em crescimento por toda a vida.

Esses bichinhos são bastante carinhosos e gostam de cafuné, mas quando eles não apoiam seus pés no chão, ficam completamente amedrontados e apreensivos. Portanto, para que eles se acostumem a se manter no colo, o dono precisa ter calma para que com o tempo, o bichinho se adapte a essa situação.

Dificilmente alguém irá ouvir um barulho de um coelho, pois é muito baixinho e certamente nenhum vizinho será incomodado com isso. Antes de adquirir um desses ou adotá-lo, a pessoa precisa lembrar que eles precisarão de atenção, amor, carinho, visitas ao veterinário especialista em pets exóticos, alimentação adequada, ninho mantido limpinho entre outras coisas, por toda a vida. Se isso não for um problema, o coelho é uma excelente companhia e um agradável animalzinho de estimação.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário