Como acabar com o tédio dos gatos

como acabar com o tédio dos gatos
Manter seu gatinho dentro de casa, em um ambiente que ele já esteja familiarizado, é a melhor escolha que você pode fazer para que ele tenha uma vida saudável, segura e sem estresse.  Isso porque gatos que vivem fora de casa ou que passam grande parte do dia em ambientes externos ficam muito mais propensos a se machucarem, brigar com outros gatos, pegar doenças  ou até mesmo se perderem.

Então, a melhor opção sempre é manter seu gato dentro de casa. Mas isso não quer dizer que ele não precisa de cuidados e atenção. Manter seu gato dentro de casa também pode pode ter seus lados negativos e requer alguns cuidados.

Os principais problemas em manter um gato indoor (ou seja, dentro de casa) são a falta de exercício e o tédio. Esse sedentarismo pode não parecer ameaçador ou oferecer algum perigo ao seu gatinho, mas esse é o principal motivo de obesidade não só entre os gatos como em todos os pets.

www.cachorrogato.com.br

www.cachorrogato.com.br

Nós fizemos uma série de 3 posts no Blog da Pet Anjo sobre obesidade em pets. Lá nós explicamos tudo que você precisa saber sobre o assunto e o que você deve fazer para ajudar seu peludo a emagrecer com dicas bem simples e práticas. Para ver o primeiro post dessa série, clique aqui e descubra se seu peludo está obeso ou acima do peso e o porquê ele está nessa situação. Como nestes posts nós focamos um pouco mais em cães, no post de hoje, aqui no Blog da Pet Love, vamos dar algumas dicas específicas para acabar com o tédio e sedentarismo dos gatos.

Vale a pena lembrar que tão importante quanto as atividades físicas do seu peludo, são as atividades mentais que também são muito relevantes para a saúde do seu bichano.

Como acabar com o tédio dos gatos?

1 – Brincadeiras
Ao contrário do que muitos podem pensar, gatos, assim como os cães, são sim animais muito brincalhões. Seus filhotes passam a maior parte do dia brincando e descansando para repor as energias para as próximas brincadeiras. Você pode – e deve – usar isso para ajudá-lo a se tornar um gato menos sedentário e a diminuir o tédio da vida rotineira. Mas como brincar com um gato? Todo mundo sabe como brincar com um cachorro, mas e com gatos? O que fazer para brincar com eles para que eles se divirtam e gastem energia?

As brincadeiras preferidas dos gatinhos geralmente envolvem perseguições, ataques, mordidas e pulos, sempre com intuito de brincar e não de machucar. Existem vários brinquedos desenvolvidos justamente para esses fins, e os gatinhos adoram! Aqui na Pet Love mesmo vocês podem encontrar várias opções de ótimos brinquedos para estimular seu bichano.
Esse KitCaça por exemplo é uma ótima opção para estimular a parte física e mental seu gatinho.

Encontre em www.petlove.com.br

www.petlove.com.br

Assim como esta Vara com Pluma. Com certeza seu gatinho e você se divertirão bastante com essas brincadeiras.

vareta para gatos

Encontre em www.petlove.com.br

Se você não quiser gastar dinheiro com esses brinquedos, você mesmo pode montar a diversão do seu peludo. É muito mais fácil e rápido do que você está pensando. Nós explicamos em nosso blog passo a passo como você pode fazer um brinquedo SUPER legal para seu gatinho com apenas R$6,00. Para ver como é simples, clique aqui.

2 – Desafios
Oferecer desafios para seu gatinho é uma excelente alternativa para estimulá-lo mentalmente. Gatos são exímios saltadores e adoram quando algo desafia suas habilidades – principalmente quando uma recompensa está em jogo.
Uma dica é esconder um petisco em algum lugar alto que ele consiga alcançar escalando torres, cadeiras e poltronas. Mas não se esqueça de garantir que ele não se machucará de nenhuma maneira e que todas as janelas e portas estejam seguras.

3 – Pet Sitter
Se você quer ajudar seu gatinho a não ter um dia tão tedioso e ainda ajudá-lo a ter um estilo de vida mais saudável, mas passa a maior parte do dia fora e deixa seu peludo em casa, contar com a ajuda de um profissional pode ser uma ótima alternativa. Vale a pena lembrar que tirar seu bichano de casa, do ambiente que ele já está acostumado, com certeza causará estresse no seu companheiro – você pode entender o porquê aqui – então a melhor opção que você pode escolher é contar com um Pet Sitter Profissional.

É muito importante que você procure com calma e cuidado o Pet Sitter e que você só contrate alguém que você se sinta totalmente tranquilo e confiante com o trabalho do profissional. Nós da Pet Anjo conhecemos pessoalmente todos os Anjos (profissionais que trabalham na Pet Anjo) da nossa equipe e temos total confiança no trabalho e caráter de cada um deles. Identificar um pet sitter profissional pode não ser tão simples quanto parece, por isso nós fizemos um post para te ajudar a encontrar o melhor profissional para seu bichano. Para ler esse post, clique aqui. Você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Pet Anjo e ainda encontrar os Anjos mais próximos a você no site da Pet Anjo.

Sobre o autor

Carolina Rocha

Carolina Rocha

Médica veterinária e mestre em comportamento animal pela USP. Fundadora da empresa Pet Anjo que oferece dog walker, pet sitter e hospedagem com qualidade excepcional. Site: www.petanjo.com / www.blog.petanjo.com / www.carolinarocha.com.br

6 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.