Gatos e visitas: como lidar com essa situação

Muitos donos de gatos não sabem o que fazer ao se deparar com essa situação: gatos e visitas. Isso acontece principalmente quando o gato é recém-chegado ou muito arisco. Como devemos deixar nossos miaus?

Para a médica veterinária Bianca Couto, é tudo uma questão de bom senso e de medir o comportamento dos seus gatos e quanto tempo a visita vai ficar (é uma visita rápida? A pessoa vai dormir na sua casa?) para tomar a melhor decisão com relação ao que fazer.

Entre gatos e visitas, quem é a prioridade?

É importante lembrar que, por mais que você goste da visita, quem mora na casa é o gato. A casa é dele também. Se ele for um gato sociável, pode acabar ficando assustado se você prendê-lo porque chegou alguém.

“Visita que não gosta de gato é comum, mas são eles que tem que se adaptar. Não é certo prender o seu gato porque a visita se incomoda. O objetivo sempre tem que ser não estressar o gato”, explica Bianca Couto.

Além disso, é importante lembrar que você pode conversar com as visitas e elas devem entender a situação. Gatos não conseguem sempre entender o que está acontecendo e podem ficar muito estressados.

Crianças e bebês

No caso de gatos e visitas que trazem crianças e bebês, é preciso ficar um pouco mais atento para se certificar de que o gato não estranhe a presença do bebê e o machuque.

Também é importante ficar atento aos níveis de estresse do seu gato perto de crianças, que são muito agitadas e muitas vezes não sabem fazer carinho nos pets e acabam os machucando.

Gatos não sociáveis

Às vezes não há nem motivo para preocupações: muitos gatos, quando se deparam com pessoas desconhecidas em casa, apenas vão para os seus “esconderijos”, um lugar isolado onde ele esteja acostumado a ficar, embaixo de uma cama ou em cima de um armário.

No local, ele ficará confortável e tranquilo por todo o tempo em que a visita estiver lá. É importante nesses casos, não incomodá-los e nem tirá-los de seus esconderijos, nem para mostrar para as visitas ou algo do gênero.

 

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

Deixe um comentário