Como ajudar uma ONG de animais

Quem nunca viu um pet abandonado e teve vontade de levá-lo para casa? A gente sabe que, infelizmente, muita gente não consegue adotar ou ajudar regularmente animais em situação de rua. É aí que entra o trabalho das ONGs. Nesta matéria, vamos te explicar o que é, como funciona e como ajudar uma ONG de animais.

A gente sabe que a melhor maneira de ajudar uma ONG é adotando. Porém, nem todo mundo consegue prover um lar a um pet e as entidades exigem grandes esforços para se manterem de pé. Ou seja, há uma série de atividades que precisam de uma mãozinha e que você, futuro voluntário, pode ajudar.

Antes de te explicar como ajudar uma ONG de animais, vale destacar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Ou seja, é fundamental contribuir, seja financeiramente ou em forma de trabalho voluntário, para as mais de 370 ONGs de animais espalhadas pelo País.

cachorro de uma ong de animais com placa de papelão no pescoço

O que é ONG de animais?

A sigla ONG significa “Organização Não Governamental”. Uma ONG de animais nada mais é que uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo fazer um trabalho de conscientização e ajudar animais abandonados, resgatados ou maltratados

Um cachorro de rua ferido, por exemplo, pode não ter a sorte de encontrar uma pessoa caridosa para lhe ajudar. Dessa forma, as ONGs são responsáveis por acolher o pet, dar todo o tratamento médico veterinário necessário e, em seguida, buscar um novo lar para ele.

Como funciona uma ONG de animais

Para falar a verdade, as ONGs de animais funcionam como um verdadeiro anjo da guarda para animais abandonados. Elas realizam o resgate, cuidam da melhor forma possível e destinam um novo lar para o pet.

Além disso, muitas organizações também contribuem para o controle de natalidade de cães e gatos. Isso porque a grande maioria dos pets abandonados não é castrado e, por isso, se reproduzem com rapidez e facilidade.

Como ajudar uma ONG de animais

Você pode ajudar uma ONG de pets abandonados das seguintes maneiras:

  1. Doações (financeiras ou de produtos)
  2. Participando de ações voluntárias
  3. Apadrinhando pets
  4. Oferecendo lar temporário 
  5. Fazendo uma vaquinha online
  6. Comprando na Petlove!

pessoa visitando uma ong de animais

Doações

A primeira forma de ajudar uma ONG de animais é fazendo doações financeiras. Afinal de contas, as ONGs não possuem fins lucrativos. Ou seja, elas se mantêm com as próprias pernas e passam longe de verbas governamentais.

Além de dinheiro, as organizações também aceitam outros tipos de doações, seja de remédios, brinquedos e produtos para o dia a dia. (tudo será muito bem-vindo)

Participe de ações voluntárias

Independentemente do nicho, todas ONGs precisam de voluntários. Afinal, elas não trabalham por dinheiro, mas sim por amor!

Caso não saiba como participar de uma ONG de animais, basta entrar em contato com uma das mais de 370 em território nacional e perguntar de quais serviços eles precisam.

São várias funções: brincar, passear, dar banho, escovar (a pelagem e os dentes), entre outros. Além do mais, você pode utilizar sua expertise profissional e ajudar em áreas de seu conhecimento, como em questões financeiras, criação de banners e cartazes ou no gerenciamento das redes sociais.

Apadrinhamento de pets

Além de pai e mãe, você pode ser o padrinho (ou madrinha) de um pet! Apadrinhar um cachorro ou gato nada mais é que arcar com os custos mensais ou anuais dele. Essa é uma forma de “adoção simbólica” para aqueles que gostariam de adotar um pet, mas não possuem a estrutura necessária.

Lar temporário 

A superlotação de animais é realidade em várias ONGs do País. Dessa forma, você pode dar um lar temporário para um pet enquanto ele faz algum tratamento ou simplesmente até encontrar uma nova família.

Faça uma vaquinha

Quer saber como arrecadar dinheiro para ONG de animais? Simples, você pode montar uma vaquinha online para arrecadar fundos para a entidade escolhida. É uma forma super simples e que pode ser compartilhada por muitas pessoas.

Aliás, essa é uma boa alternativa para as pessoas que não conseguem ajudar financeiramente ou em tarefas voluntárias devido à falta de tempo.

Compre na Petlove e doe!

Por último, você sabia que o petshop online da Petlove te dá a opção de comprar produtos e enviá-los diretamente para uma de nossas ONG de animais parceiras? Funciona assim:

  1. Você escolhe uma das ONGs listadas
  2. Logo após, você monta a sua cesta de doações (você pode doar quantos produtos quiser)
  3. Escolha a forma de pagamento (o frete é por nossa conta!)
  4. Pronto! A ONG receberá a doação em pouquíssimo tempo

Agora que você já sabe como ajudar ONGs de animais abandonados, visite o Blog da Petlove para mais conteúdos sobre pets!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.