Abril Laranja: mês da conscientização sobre maus-tratos contra animais

Aos poucos o nosso calendário anual vai ficando colorido, com cada mês lembrando um assunto importante: outubro rosa, novembro azul, dezembro laranja. Este é o Abril Laranja e o nosso compromisso é refletir sobre maus-tratos contra animais.

Como você já deve saber, maltratar animais é crime e pode resultar em detenção que varia entre dois a cinco anos. Mas para que a lei seja cumprida e os bichinhos tenham a vida preservada, é preciso que todos nós estejamos vigilantes e prontos para denunciar qualquer atitude suspeita ou criminosa.

Cachorro abandonado

Abril Laranja: o que pode ser considerado como maus-tratos?

Engana-se quem acredita que apenas a agressão física seja enquadrada como maus-tratos. A definição, principalmente aos olhos da lei, é mais ampla. Para facilitar o entendimento, podemos resumi-la na seguinte ideia: se alguma ação do indivíduo coloca em risco a integridade física e/ ou emocional do animal, ela pode ser considerada como mau-trato.

Abandonar, não oferecer assistência médica, alimentação adequada, manter o bichinho em locais insalubres ou trancafiados, falta de cuidados com a higiene e, claro, casos de agressão, são alguns dos exemplos que merecem ser denunciados urgentemente para garantir uma melhor vida aos animais. 

Importância das ONGs

Quando falamos de Abril Laranja, é muito importante ressaltar o papel das ONGs e de todas as instituições e petlovers que trabalham em prol do bem-estar animal, pois eles exercem um papel importante para que muitos dos animais que hoje vivem em condição de vulnerabilidade (aproximadamente quatro milhões), sejam amparados enquanto aguardam pela adoção.

Vale lembrar que muitos dos animais que são salvos de maus-tratos são acolhidos por essas ONGs e delas recebem abrigo, alimentação, medicação e muito carinho. Por isso, procure uma instituição da sua região e fortaleça o trabalho dela. Não precisa necessariamente ser doação em dinheiro, pode ser trabalho voluntário, rações, medicamentos, produtos de limpeza ou até mesmo ajuda na divulgação pelas mídias sociais.

E você também pode contribuir agora, com poucos cliques. Sabia que a Petlove tem uma página exclusiva para doações? Funciona assim, você escolhe uma das ONGs cadastradas, depois os produtos que quer doar e faz o pagamento. O frete fica por nossa conta!

Como denunciar maus-tratos contra animais?

Se vir alguma situação de maus-tratos ou até mesmo desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie para protegermos as vidas dos animais. Você pode entrar em contato com o Ibama (0800 61 80 80), Disque Ambiente (0800 11 35 60), Disque Denúncia (181) ou Polícia Militar (190).

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.