Como alimentar filhotes de hamster

A alimentação e manejo de pets não convencionais, como os hamsters, ainda pode gerar algumas dúvidas para seus pais humanos. Quando falamos da alimentação de filhotes de roedores de estimação entramos em um mundo um tanto quanto desconhecido. Vamos conferir algumas informações legais para que seu filhote de hamster tenha uma dieta saudável desde os primeiros dias de vida.

A alimentação da mãe hamster influencia os filhotes?

Assim como na espécie humana, a alimentação da mãe é muito importante para gerar filhotes saudáveis e para a amamentação, portanto cuidar bem da dieta dela é essencial. Elas precisam de aproximadamente 60% mais proteínas que o normal, então adequar a dieta com mais ovos, larvas de farinha e pedaços de frango pode ser indicado pelo seu médico veterinário. Vitaminas, minerais e gorduras também são importantes para que ela mantenha sua saúde na hora de amamentar, por isso a introdução de sementes como girassol, frutas e legumes deve ser considerada. Lembre-se de não fazer alterações na dieta por conta própria, procure um médico veterinário especializado em silvestres e exóticos para te auxiliar.

O que eu posso ofertar a um filhote de hamster?

Roedores de estimação filhotes, como hamsters, precisam ser alimentados pela mãe nos primeiros dias, mas em alguns casos você pode complementar com alimentos nutritivos como o gérmen de trigo, por exemplo, que contém vitamina B1, vitamina E, minerais, proteínas, fósforo, carboidratos, lipídios e ferro, que são ótimos para o desenvolvimento dos filhotes. De modo geral, após três semanas, os filhotes já podem comer sementes pequenas e  legumes como o brócolis e cenouras. Você pode encontrar algumas opções de rações e sementes no nosso pet shop online.

Caso ocorra a morte ou separação precoce da mãe, os filhotes precisarão de uma alimentação específica. Procure a ajuda de um profissional para te auxiliar no melhor manejo e aumentar as chances de ter filhotes com um desenvolvimento saudável.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.