Como calcular a idade do cachorro

Muita gente acredita que “um ano humano” equivale a sete anos de um cachorro, mas será que isso é mesmo verdade? Os cães vivem consideravelmente menos do que nós, infelizmente, e por esse motivo há décadas atribuímos esta estimativa dos sete anos, o que não passa de uma inverdade.

Cachorros menores costumam viver mais e muitos especialistas defendem que isso acontece por não se desenvolverem/ crescerem de forma tão acelerada quanto os de porte grande ou gigante, “poupando” seu organismo, em geral, e não sofrendo tão drasticamente com a ação dos radicais livres (que envelhecem e destróem as células).

Cachorros e crianças

Se compararmos cachorros e crianças, os primeiros se desenvolvem física e psicologicamente muito mais rápido. Enquanto uma criança de um ano está ensaiando os primeiros passos, um cachorro de um ano já é maduro e apto, inclusive, para acasalar.

Da mesma forma, enquanto um cachorro de 12 anos é considerado um idoso, um adolescente da mesma idade ainda está descobrindo muitas coisas e formando sua personalidade.

Estudos atuais sobre a “idade humana” dos cães

Estudos mais recentes sobre como devemos calcular a “idade humana” de nossos cachorros levam em consideração o porte, a raça, o peso quando adulto e a velocidade com que crescem. Com isso, fazem os seguintes cálculos:

Cachorros de até 9Kg (porte pequeno) devem ter seus dois primeiros anos multiplicados por 12,5, cachorros de 10 a 23Kg devem ter seus dois primeiros anos de vida multiplicados por 10,5 e cachorros grandes (que pesam mais que 24Kg) devem ter os dois primeiros anos multiplicados por nove.

A partir do terceiro ano dos cães, a cada ano são acrescentados em média 4,5 anos para cães pequenos, 5 a 7 anos para cães médios e 7 a 9 anos para cachorros de porte grande.

Com isso, basta calcular e descobrir quanto a idade de seu cachorro equivaleria à nossa idade.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

7 Comentários

  • Bom dia, tenho uma cadelinha de pequeno porte, ela está com 04 meses e pesa apenas 02 kg. Gostaria de saber com que “idade humana” ela encontra-se agora… Pois acredito que não estou sabendo calcular com exatidão.
    Obrigada.

    • Olá! Tudo bem? Como ela ainda não tem um ano, poderíamos estimar que ela teria mais ou menos 6 anos humanos, mas isso não é uma projeção baseada no tempo de vida/ expectativa de vida dos pets. Um abraço!

  • Boa noite,
    Minha filha pegou um cachorrinho vira lata para criar de um estacionamento onde guardo o carro, ela ficou com pena pois a mãe teve sete filhotes e o Roger, o nome que ela adotou para ele era o que mais se aproximava de nós. Tem em torno de cinco meses pela nosso calendário que ele nasceu, gostaria então de saber exatamente a idade dele.

  • Olá, gostei muito do seu artigo.
    Porém, acho que o cálculo da idade do cachorro foi invertida entre os cachorros de pequeno porte e grande porte.
    Da maneira que foi apresentado, os cachorros de pequeno porte são mais velhos que os de grande porte.

    • Oi, Sueli! Na verdade, de acordo com essa projeção, apenas nos dois primeiros anos é que o cálculo dos pequenos seria maior do que dos grandes. Sendo assim, os grandes ficariam velhos mais rapidamente do que os menores, como indicam os seguintes parágrafos: “Cachorros de até 9Kg (porte pequeno) devem ter seus dois primeiros anos multiplicados por 12,5, cachorros de 10 a 23Kg devem ter seus dois primeiros anos de vida multiplicados por 10,5 e cachorros grandes (que pesam mais que 24Kg) devem ter os dois primeiros anos multiplicados por nove.
      A partir do terceiro ano dos cães, a cada ano são acrescentados em média 4,5 anos para cães pequenos, 5 a 7 anos para cães médios e 7 a 9 anos para cachorros de porte grande.” Um abraço!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.