Como cuidar de um pastor alemão

Muito inteligente e extremamente ligado à sua família, o pastor alemão capa preta é um cão que não requer cuidados muito específicos para que tenha uma vida longa, feliz e repleta de brincadeiras ao lado de seus humanos. Mas, como todo cachorro de grande porte, ele requer atenção em alguns detalhes simples, como alimentação, adestramento, cuidados com o pelo e com as articulações.

Você é um dos amantes dos pastores? Sempre quis um em sua casa, mas quer mais informações sobre o cuidado ideal com esses amiguinhos que estão sempre alertas? Fique conosco. Preparamos um texto com tudo o que você precisa saber para dar o melhor ao seu amigo.

Principais cuidados com o pastor alemão

Como são muito inteligentes e extremamente ativos, os pastores alemães precisam ter sua mente desafiada constantemente. Quer ver seu amiguinho feliz? Monte jogos mentais onde ele precise, por exemplo, encontrar uma bolinha, um petisco ou seu brinquedo favorito que estejam muito bem escondidos.

Muito ativo, o pastor alemão precisa estar sempre se exercitando. Por isso, mesmo que você more em um apartamento e não tenha um quintal muito amplo, é importante garantir que o cãozinho esteja sempre em movimento.

Aqui, o ideal é que os papais e mamães dos pastores passeiem com eles na rua ou no parque próximo à casa todos os dias. Deixá-los correr ao ar livre também é uma excelente alternativa para deixá-los felizes e saudáveis.

Alimentação ideal para o pastor alemão

Cães grandes e muito fortes, os pastores alemães precisam de uma alimentação completa para manter sua saúde e estarem sempre prontos para brincar com seus queridos amigos humanos.

Como crescem rápido, o ideal é que consumam rações especiais para cães grandes que ajudem a manter os ossos fortes e consigam pular e correr sem sofrer quaisquer problemas com tanta atividade.

Além disso, o pastor alemão capa preta precisa também de uma dieta rica em proteínas, glicosamina, condroitina, Ômegas 3 e 6, além de vitaminas A, D, K e E Como a raça tem tendência a sofrer de torção gástrica (problema grave que pode levar seu pet à morte), é recomendado que o pastor alemão coma de duas a três vezes ao dia porções devidamente fracionadas.

Como adestrar um pastor alemão?

O adestramento de um filhote de pastor alemão capa preta pode começar cedo, aos dois meses. É nessa fase que o cãozinho começa a entender os comandos que seu humano lhe dá e compreende quando pode ou não fazer alguma coisa.

Para que o treinamento não fique chato, os papais podem brincar com ele enquanto o adestra. Por exemplo, você pode deitar e rolar no chão, para que ele repita os movimentos. Assim, ele relaxa e entende que esse momento é importante para que vocês dois interajam.

Os pastores adoram brincar e gastar energia. Por isso, no momento do treinamento, aposte em exercícios que os façam se divertir tanto que a única coisa a fazer depois das aulas é dormir um pouco, para recuperar as energias.

Os cães dessa raça são muito ligados aos seus humanos e adoram estar por perto deles. No momento do treinamento, recompensá-lo com muito carinho, além de bons petiscos, quando ele fizer algo certo é um caminho interessante para garantir que o treinamento dará certo.

Seu filhote de pastor alemão é um pouco teimoso? O treinamento está sendo mais difícil do que você imaginava? Não desista. Alguns cães, assim como nós, são mais temperamentais e um pouquinho mais teimosos.

Por isso, se você estiver enfrentando alguma dificuldade com o treino de seu pastor, aposte no carinho e nos comandos curtos, que são mais fáceis de entender do que comandos muito complicados e que exijam mais do filhotes num primeiro momento.

Como cuidar dos pelos do meu pastor?

Com uma pelagem bem densa, ideal para proteger o animal do frio e de insetos, o pastor alemão capa preta precisa ser escovado com frequência, de preferência a cada semana.

Esse cuidado é importante para manter os pelos brilhantes e retirar aqueles mortos, garantindo que a pelagem de seu pastor esteja sempre viçoso e brilhante. Os banhos devem ser dados uma vez por mês.

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

Deixe um comentário