Os cuidados que um yorkshire exige

Muito charme, personalidade e encanto marcam o pequeno yorkshire terrier. Nascido na Inglaterra, esse cãozinho tem cativado cada vez mais humanos, graças à sua inteligência, apego aos seus tutores e um jeitinho todo especial. Por ser um cãozinho de pequeno porte, o cachorro yorkshire requer alguns cuidados para que não tenha problemas de saúde e tenha uma vida longa feliz ao lado de sua família.

Acha o pequeno yorkshire encantador e gostaria de saber um pouco mais sobre os cuidados que precisa tomar para cuidar dele? Esse texto é exatamente para você. Aqui, listamos todos os cuidados necessários para quem vai adotar um cachorro da raça yorkshire.

Cuidados com o yorkshire

Banho

O yorkshire mini é um cãozinho muito ativo e curioso e, como tal, precisa tomar banho duas vezes por mês. Mas, por causa de seu tamanho, esse momento tem algumas regras que precisam ser seguidas para que seu amigo esteja sempre bem.

Em primeiro lugar, escolha um local onde a temperatura esteja agradável e coloque em uma bacia ou banheira alguns centímetros de água morna. Leve com você um pano, sabonete para cachorro e tolhas para a secagem.

Na hora do banho, lave a cabeça e as orelhas do animal usando um pano úmido e nenhum sabonete ou shampoo. Depois, lave o cãozinho da frente para trás e de cima para baixo, sempre com movimentos circulares.

Tome cuidado para não colocar sabão nos olhos e orelhas do yorkshire terrier. Para finalizar, enxague o cachorro e seque-o com toalhas secas.

Cuidados com as unhas

Assim como seus amiguinhos de outras raças, o filhote de yorkshire e os yorks adultos  devem ter suas unhas cortadas regularmente. Mas, para evitar acidentes, a nossa recomendação é que você leve seu amigo a um petshop, pois os cães possuem vasinhos nessa região que, se cortados, podem sangrar bastante e causar dor.

É importante também que o filhote de yorkshire corte as unhas desde cedo, para não se assustar quando precisar fazer esse procedimento quando mais velho.

Pelos do yorkshire

Com pelos tão vistosos como os da raça yorkshire, a escovação precisa ser algo constante, assim você evita embaraços e nós nos pelos.

Por isso, é importante que você escove seu yorkshire diariamente. Para tornar esse momento ainda mais prazeroso para o cãozinho, siga nossas orientações.

Primeiro, escove os pelos no sentido do crescimento, para retirar os pelos superficiais que já iriam cair, de qualquer forma. Depois, escove na direção oposta ao crescimento, para limpar os pelos de baixo e massagear a pele do cãozinho (aposto que ele vai adorar essa parte).

Por último, escove novamente na direção de crescimento dos pelos, para arrumá-los. Depois de todo esse ritual, ele estará feliz e completamente arrumado, pronto para horas de brincadeiras com seus humanos favoritos.

Tosa de york

Ao contrário do que alguns pais novatos do cachorro yorkshire possam pensar, esses cãezinhos não devem ser tosados com máquina pelo corpo todo. Para garantir que a pelagem esteja sempre aparada, pode ser feito um corte higiênico, que tira os pelos das patas, do rosto e das partes íntimas.

Outro tipo de corte que pode ser feito nos yorkies é a tosa bebê, que deixa os pelos bem curtos, semelhantes aos de um filhote de yorkshire.

Passeios diários

O pequeno yorkshire terrier adora conhecer lugares novos e ver outros cães e o mundo lá fora. Por isso, é importante que os papais de yorkies, sempre que possível, passeiem com eles por praças, parques ou até mesmo pelas ruasa do bairro. O importante aqui é que o animalzinho faça exercícios, para se manter ativo e com boa saúde. Além disso, passear pode deixá-lo ainda mais feliz e satisfeito com seus humanos.

Alimentação do yorkshire

Por se tratar de um cachorro de pequeno porte, o yorkshire mini deve ser alimentado de acordo com seu peso e tamanho, para evitar que o animalzinho apresente sobrepeso.

Além disso, é importante que os donos ofereçam ao cachorrinho comida de qualidade, de preferência ração elaborada especialmente para cachorros de seu porte, assim eles terão suas necessidades nutricionais atendidas adequadamente.

Para saber quanta comida você deve dar a seu yorkshire, é importante conversar com um médico veterinário de sua confiança. O profissional poderá ajudá-lo também a montar um bom cardápio que deixe o animalzinho saudável durante a diferentes etapas de sua vida.

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

2 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.