Como desmamar gatinhos sem causar problemas

Se a sua miau deu cria e você pretende doar os miauzinhos, precisa saber a forma certa de desmamar gatinhos para não causar nenhum trauma ou deficiência alimentar nos filhotinhos.

O processo para desmamar gatinhos

A partir do nascimento, deve-se esperar cerca de 40 a 60 dias antes de começar a desmamar. A boa notícia é que não é um esforço muito grande.

“O processo se dá de forma natural já que os filhotes vão ficando com mais fome e o leite materno já não é suficiente”, explica o médico veterinário José Mourinho.

Já que a fome aumenta, é preciso comprar ração para suplementar a alimentação. Não se esqueça de comprar ração especial para filhotes, já que eles não digerem a ração normal muito bem. E mesmo que seja natural, não apresse o processo de desmamar gatinhos. Deixe acontecer.

Cuidados

É preciso observar os filhotes durante todo o processo para ver se estão fortes ou fracos.

“Também é necessário observar as fezes para ver se eles estão digerindo bem a ração”, comenta Mourinho.

É necessário lembrar também que não se deve substituir o leite materno pelo leite que nós tomamos, apesar deles gostarem muito. A lactose do leite não faz bem pare eles e eles podem ter diarreia.

Além disso, na idade de desmame é necessário que pelo menos dois exames de fezes tenham sido realizados nos filhotes para procurar por parasitas intestinais.

Problemas

Se o processo for realizado muito precocemente, os filhotes podem ter problemas no futuro. Principalmente no que diz respeito a seus ossos e intestino.

“É fundamental consultar um veterinário que esteja habituado com reprodução e neonatos para dar orientações precisas caso hajam problemas específicos com os filhotes”, indica Mourinho.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

Deixe um comentário