Como Escolher o Cachorro Ideal

Quando a hora de escolher um cachorrinho para comprar ou adotar chega, vem junto com ela um monte de dúvidas. Qual raça escolher? Quais os cuidados para cada raça? O que levar em consideração na hora da escolha? Para isso, diversos fatores devem ser levados em consideração como espaço e tempo disponível, temperamento do animal, recursos financeiros e a presença ou não de outros animais na casa.

Alguns direitos reservados por Adam Foster | Codefor

“Diversos fatores devem ser levados em consideração como espaço e tempo disponível, temperamento do animal, recursos financeiros e a presença ou não de outros animais na casa”.

O primeiro fator que deve receber atenção é o espaço disponível, pois quanto maior for o animal, mais espaço ele precisará para viver e brincar. Por isso as pessoas que vivem em apartamento precisam entender que o ideal é criar cães de raças pequenas nesse ambiente para o bem do bichinho. Os animais de grande porte em apartamentos não são recomendados, pois eles têm uma predisposição natural para exercícios e brincadeiras que tornam esse tipo de moradia muito apertada para isso. Outro fator que implica nessa decisão é que eles precisam passear de duas a três vezes ao dia e muitas vezes o dono não dispõe desse tempo, deixando o animal entediado e propenso a destruir a casa para brincar e se divertir. Como toda regra há exceções, a raça, o temperamento do animal e certa dose de sorte contam muito para quem quiser se aventurar contra essas recomendações.

O temperamento dos animais é muito importante, principalmente quando irão fazer parte de uma família, pois cães mais calmos e tranquilos com um temperamento mais amigável têm facilidade de interagir com pessoas diferentes, crianças e outros animais. Todos os cães precisam de carinho e atenção não importando se são um ou mais bichinhos dividindo o mesmo local, mas algumas raças precisam de mais do que outras e isso também deve ser levado em consideração na hora da escolha de uma raça específica. Normalmente cães filhotes, cães sênior e cães de pequeno porte precisam de mais tempo de dedicação do dono do que cães maiores e de guarda.

Todos os cães, independentemente da raça, tamanho ou temperamento necessitam de cuidados com sua saúde, higiene e limpeza. Algumas raças têm predisposição a certas doenças, que consequentemente acarretará a gastos financeiros inesperados. Portanto, o ideal é pesquisar bastante sobre a raça que se pretende adquirir, além de suas características de saúde para então pesar os prós e contras e fazer a melhor escolha. Os cuidados com a higiene e limpeza também levam a gastos financeiros elevados, como por exemplo, os animais de pelos longos que precisam ir ao pet shop tomar banho, ser escovados e tosados semanalmente, de acordo com seu tamanho. Já os animais de pelo curto nem sempre precisam ir ao pet shop, pois o próprio dono pode dar banho no cão em casa.

Recapitulando o que foi dito anteriormente, para fazer a escolha certa deve-se observar todos os fatores, pesquisar muito sobre a saúde e o comportamento das raças que se deseja adquirir comprando ou adotando e os gastos envolvidos para sua a saúde, higiene e limpeza, além do principal que é o carinho e o amor que são essenciais para a plena felicidade dos cãezinhos.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário